Você sabe o que é governança corporativa?

Governança corporativa não é nada mais do que uma forma de gerir seu negócio. Esse tipo de sistema procura encontrar uma maneira equilibrada de trabalho entre as diversas áreas, internas e externas, que fazem uma empresa funcionar. Por exemplo, sócios, executivos e fiscalizadores, por meio da governança corporativa, podem ter uma visão mais ampla dos rumos de um empreendimento.

Mas como fazer isso? Basicamente é preciso mudar a cultura e o pensamento da empresa. Uma companhia essencialmente burocrática pode encontrar dificuldades para implementar um novo modo de gestão.

corporativablog

Mesmo assim, se você deseja aplicar isso em sua loja, uma ótima maneira de começar é descentralizando o poder das tomadas de decisões, criando, por exemplo, um conselho administrativo.

De acordo com o IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, entre 2004 e 2012, o índice das empresas listadas no bolsa que atuam no setor da indústria e praticam a governança corporativa aumento de 3,4 para 5,6, em uma escala medida de 0 a 10. Isso mostra como esse movimento ganha força entre os empresários e merece cada vez mais ser levado em consideração.