Durante a CES 2020, a Mercedes-Benz apresentou um carro-conceito inédito. Isto porque sua fonte de inspiração é o filme Avatar – sucesso de James Cameron. O modelo chamado de Vision AVTR possui um visual ousado que remete aos seres alienígenas que aparecem na trama.
A montadora não poupou esforços e adicionou bastante tecnologia ao veículo. O automóvel não possuí volantes. Além disso, tem um motor elétrico de 475 cavalos de potência. Sua bateria é orgânica, ou seja, confeccionada com materiais reciclados.
O carro foi apresentado pelo próprio James Cameron – diretor do filme que vai ganhar uma sequência em 2021. Segundo ele, o intuito do automóvel é reaproximar o ser humano da natureza.
Apesar de levantar a bandeira de um conceito ecológico, o veículo tem design esportivo. Em contra partida a sua enorme potência, a autonomia é de apenas 70 quilômetros, mas pode ser carregado por painéis solares em seu teto.
Além de ser autônomo, o automóvel é equipado com portas transparentes e pode detectar as emoções humanas por meio dos batimentos cardíacos. “O homem e a máquina se fundem, literalmente, em uma experiência totalmente intuitiva”, afirma o CEO da Mercedes-Benz Cars e da Daimler AG, Ola Källenius, durante a apresentação do automóvel.
Carro-conceito
É importante lembrar que os carros-conceito são modelos de veículos que não serão utilizados ou comercializados. Basicamente, eles servem para apresentar novas tecnologias e designs, por isso, inclusive, são chamados dessa forma.
No caso do Vision AVTR, além de fazer publicidade para o filme que será lançado ano que vem, a marca apresenta um novo conceito de autonomia, design ecológico e mostra que é possível produzir baterias ecologicamente corretas.
Veja o vídeo de apresentação: