Veja os principais destaques da CES 2020

Entre os dias 07 e 10 de janeiro aconteceu em Las Vegas (EUA), a feira anual de tecnologia: a CES 2020. Primeiramente, a Consumer Eletronics Show reúne o maior número de inovações no mundo. Em segundo lugar, temos, desde 1967, lançamentos como gravador de videocassete, DVD, TVs em alta definição e diversos outros foram lançadas. 

Em 2020, a tradição foi mantida, e diversos projetos novos utilizaram o evento como palco. Neste ano, tivemos itens para casa, carros voadores, robôs e novas aplicações para inteligência artificial. Veja aqui os principais destaques: 

Zero Mass Water

Uma das tecnologias que mais causaram rebuliço durante o evento foi a Zero Mass Water. A proposta é utilizar a umidade do ar para extração de partículas de água – isto para consumo de água potável. Através da energia solar, o aparelho pode “produzir” de dois a cinco litros de água diariamente.

Carros voadores

A onda de carros voadores continua a todo vapor em 2020. A Hyundai apresentou o S-a1, um veículo voador que pode chegar a 290 km/h. O veículo elétrico tem uma autonomia de 100 km e pode chegar a uma altura de 300 a 600 metros. Além disso, a montadora sul-coreana anunciou uma parceria com a Uber, que deve influenciar na entrada do carro do mercado. 

Da mesma forma, a Bell também divulgou seu veículo voador durante a CES 2020. O Nexus 4EX foi desenvolvido para trajetos urbanos ou viagens curtas, de até 100 km. A marca revelou que o modelo chegará ao mercado em 2025 – a depender da regulamentação que estará vigente (em caso de empecilho à sua inserção, lançamento deve ser adiado). 

Robôs e inteligência artificial

Os robôs não podem ficar de fora de uma feira de tecnologia. A sul-coreana Samsung apresentou a Ballie, um pequeno androide equipado com inteligência artificial que funcionará como um assistente pessoal. Com o formato de uma bola, Ballie tem a capacidade de, acima de tudo, detectar sujeira na casa e acionar robôs de limpeza, além de ser proativo nas tarefas.

Um robô garçom foi apresentado pela chinesa PuduTech. A simpática máquina foi nomeada de BellaBot e terá o formato de um gato. Uma combinação de câmeras e sensores faz com que o pequeno robô, que aguenta 10 kg de bandejas e pratos, evite obstáculos. Dessa maneira, é possível servir os clientes e de quebra  receber carinho como gorjeta.

Neon

Finalmente, o misterioso projeto da Star Labs foi revelado. A apresentação do produto, chamado de Neon, foi um dos maiores suspenses da CES 2020. O projeto consiste em criar versões artificiais de pessoas reais. Os clones digitais vão lidar com situações sociais nas quais a pessoa verdadeira não estiver disponível. O projeto ainda está em fase inicial, portanto não existe uma data para o seu lançamento.