Uber vs. 99: conheça e compare os aplicativos de transporte

Os aplicativos de transporte tomaram conta das principais cidades do Brasil nos últimos anos. Um estudo divulgado em 2018 pelo Metrô de SP revelou que este tipo de viagem tem 3 vezes mais busca que a de táxi. Pelo menos na região da Grande São Paulo.

Os dois maiores apps disponíveis no Brasil são o Uber (com mais de 22 milhões de usuários) e o 99 (com mais de 18 milhões de usuários). Temos aí uma diferença de apenas 4 milhões de usuários. Ambos os aplicativos oferecem dezenas de benefícios, que vão desde descontos até programas de pontos. Neste artigo, vamos analisar algumas características das plataformas para você tirar suas próprias conclusões a respeito deste mercado.

99

A empresa surgiu aqui no Brasil em 2012, fundado pelos empresários Ariel Lambrecht, Renato Freitas e Paulo Veras. No começo, a 99 oferecia apenas serviços de táxi, mas, em 2016, seu mercado foi aberto para motoristas particulares. No ano de 2018, a 99 foi comprada pela chinesa DiDi. Atualmente, o aplicativo conta com 6 tipos de corridas. Confira aqui as principais características delas.

  • A 99pop é a modalidade mais econômica. Conta com carros particulares e, de acordo com o site, é focada na praticidade e economia.
  • O 99comfort é uma categoria que oferece mais espaço e conforto durante as viagens. Com carros mais novos, este tipo de viagem é 25% mais cara que a primeira.
  • Outro tipo é o 99táxi. Nela o passageiro poderá solicitar um táxi, só que com a vantagem de pagar mais barato – desconto pode chegar a 30%.
  • O quarto modelo é o 99top. Ele disponibiliza os famosos e luxuosos táxis pretos. São viagens mais longas, mas que não deixam o conforto de lado.
  • Com uma economia de até 40%, o 99compartilha é, certamente, para quem busca gastar menos. Nessa alternativa, a pessoa divide o carro com alguém que está indo para um destino próximo.
  • A última categoria é o táxi comum. Ela trabalha com táxis normais. O valor a ser cobrado é o preço integral do taxímetro.

Uber

A Uber nasceu em 2009, em São Francisco – EUA. Originalmente, se chamava UberCabs e só oferecia carros de luxo, como Mercedes e Cadillacs. A empresa chegou no Brasil em 2014 e só atuava na cidade do Rio de Janeiro. Hoje se espalhou pelo mundo e conta com diversas subcategorias, como entrega de comidas e de frete. A Uber conta com 6 categorias.

  • Para começar, a categoria UberX é destinada para viagens rápidas e práticas. Ela é a categoria de base do aplicativo. Dessa maneira, possui carros mais simples e preços mais acessíveis. É o carro chefe, digamos assim.
  • Uber Select é uma alternativa um pouco mais luxuosa. Veículos não só mais novos, com também mais confortáveis. Além disso, o preço é 20% superior que a categoria UberX.
  • O UberBlack é destinado aos passageiros que buscam veículos de alto padrão. Todos os automóveis apresentam um certo luxo, com bancos de couro. Todos os carros são pretos.
  • UberX VIP é semelhante ao tradicional UberX, porém é específica a quem utiliza o aplicativo com muita frequência. Só é possível fazer uso desta opção tendo realizado/pedido X corridas em um mês. Seu diferencial é o direito a melhores motoristas pagando o mesmo que o UberX normal.
  • Disponível apenas para São Paulo e Brasília, o UberBag é uma categoria para quem busca mais espaço para carregar um grande volume de malas. Os carros possuem um porta-malas maior. Esta é  indicada para quem chega de viagem.
  • Finalmente, o Uber Juntos é para quem busca dividir a corrida gastando menos. Os passageiros que utilizarem essa categoria irão partilhar o carro com quem está indo para um destino próximo. Como resultado, é indicada está sem pressa e com o bolso mais apertado.

Dinheiro

Agora que você já conheceu um pouco sobre as empresas, é necessário descobrir mais sobre as formas de pagamento. Mais adiante, chegar à resposta de qual dos dois é mais em conta. Tanto a Uber quanto a 99 aceitam pagamentos em dinheiro, cartão de crédito e débito. Outra alternativa que ambas as empresas apresentam é o pagamento via PayPal.

A Uber possuí o UberCash: uma forma de pagamento pré-paga. O usuário coloca uma quantia no app para utilizar como e quando achar necessário. Além disso, para conseguir usar esses créditos, a pessoa pode também trocar pontos e milhas pelo cash da Uber.

A 99 possui um programa de pontos, que traz diversos benefícios para quem utiliza o aplicativo. Os descontos vão desde restaurantes, até serviços de reparos – porém só são validos para quem mora em São Paulo.

O preço de ambos os aplicativos varia de acordo com a oferta e procura. Quando há muita solicitação e poucos carros na região, o preço tende a aumentar. Quanto há muitos carros e poucos passageiros, os preços diminuem. Além disso, o horário e condições climáticas podem afetar. Então, para saber qual é o melhor app para você, é necessário analisar não somente o valor das corridas, mas também o conforto e a praticidade que você procura.