Tóquio 2020: veja carros inovadores das Olimpíadas deste ano

Quando pensamos no tema Olimpíadas, provavelmente as primeiras coisas que vêm à  mente são a superação humana e o esporte de alto nível. Mas, principalmente neste ano, o evento traz elementos que tornam o Japão e seu desenvolvimento um exemplo que deve fazer os olhos do mundo brilharem. 

Que o Japão é um país ultra tecnológico, a maioria das pessoas sabem. Agora, as Olimpíadas, que acontecerão entre julho e agosto de 2020, trazem uma gigante oportunidade de descoberta de todo o potencial do território.

Um dos patrocinadores do evento – a Toyota – ficará responsável por toda a locomoção dos atletas e pessoas no evento. A empresa vai disponibilizar mais de 3700 automóveis para a conclusão deste objetivo. Estes, acima de tudo, não se resumem a carros, apenas. Abaixo trazemos os incríveis veículos que serão utilizados na ocasião: 

Carros

O Toyota Mirai é um dos veículos que integrarão a frota dos carros olímpicos. O modelo já está disponível no mercado, e não é uma novidade por si só. O sedã elétrico lançado em 2017 é alimentado por uma célula de hidrogênio. 

O cupê elétrico Toyota Concept-i acompanhará o revezamento da tocha olímpica como líder da maratona. Além disso, ele estará disponível para o publico em geral – para conhecimento da nova tecnologia. Afinal, uma mão lava a outra. O carro será autônomo e terá inteligência artificial capaz de interagir com pessoas.

Transporte coletivo

O APM (Accessible People Mover) é um veículo destinado para deslocamento de curta distância, e se atém à pessoas com mobilidade reduzida. O modelo, desenvolvido especialmente para o evento, conta com versões  com espaço para cadeiras de rodas. 

Além do APM, há outro modelo destinado exclusivamente para as Olimpíadas: o e-Palette. Um micro-ônibus elétrico e autônomo que dará suporte aos atletas na Vila Olímpica. Segundo a Toyota, o automóvel tem um nível alto de autonomia e é capaz de fazer manobras/enfrentar situações de risco. Certamente, haverá um operador disponível para emergências. A empresa já declarou. 

Uma frota de ônibus Sora também será disponibilizada no evento. Os automóveis são  movidos a hidrogênio e eletricidade.

Outros 

Além dos automotores, a Toyota vai disponibilizar empilhadeiras, que também são movidas a hidrogênio. Por fim, mais de 300 unidades de patinetes, triciclos e adaptadores de cadeiras de rodas – todos elétricos.