Taxi aéreo autônomo será realidade em breve

City Airbus deve ganhar os céus em 2018

Táxi aéreo? O serviço que usa helicópteros em breve poderá ter um outro tipo de concorrente. O veículo autônomo voador fabricado pela Airbus, o CityAirbus, deve ser testado no próximo ano, mas tudo indica que será posto em prática apenas no ano de 2023.

A Airbus já testou o sistema de propulsão para o drone e a decolagem elétrica (Evtol). Foram os primeiros passos do modelo antes de voar, já que essas provas foram realizadas em um protótipo. O carro voador ainda será construído em seu tamanho real.

Os testes do protótipo com controle remoto já estão marcados para o final de 2018. A Airbus busca iniciar suas operações com passageiros nas cidades até 2023, com certificação do governo e um novo sistema de gerenciamento de tráfego aéreo urbano para não haver nenhum tipo de problemas com os voos.  

O veículo autônomo voador será composto de quatro hélices com oito motores, que utilizarão quatro baterias para o seu funcionamento. A velocidade de cruzeiro estimada é de até 120 km/h. Os táxis serão guiados por pilotos no começo, mas depois o modo autônomo será liberado para esse tipo de serviço.