Sustentabilidade: um assunto para se aprender mais

Enquanto de um lado a tecnologia avança e influencia positivamente na dinâmica da população como um todo, criando novas perspectivas e acelerando processos, de outro, a sustentabilidade vai surgindo como uma forma de equilibrar a relação humana com a natureza, com a economia e com todos os bens ligados a essas partes.

É nesse contexto que se torna importante frisar: a sustentabilidade, ao contrário do que muitos pensam, não diz respeito apenas ao uso de bens naturais com consciência. Ela se encaixa na indústria, na natureza, no mercado, nas profissões. Em outras palavras: ela se encaixa em tudo que demanda equilíbrio de forças, e um uso dos recursos que preserva as gerações futuras.

Saber mais sobre a sustentabilidade é se mover a favor de atitudes que podem melhorar a vida da população em geral, em curto ou longo prazo. A seguir, separamos uma lista de 3 livros, 3 filmes e 3 aplicativos que viabilizam um contato com o tema. Sinta-se a vontade para mergulhar neles:

Livros

1- O banqueiro dos pobres (Muhammad Yunus)

Aqui a sustentabilidade que é retratada tem cunho social e econômico. Um professor faz de tudo para mudar a vida dos menos favorecidos de sua cidade (Bangladesh).

Seu enorme conhecimento justificado pelo seu doutorado na Universidade do Colorado (EUA), o impulsiona numa missão de combate a pobreza por meio de um banco que fornece microcrédito às pessoas.

2- Biomimética (Janine M. Benyus)

A nova ciência e a forma como ela pode influenciar em todos os segmentos que giram em torno da vida. Informática, tecnologia, medicina, produção e distribuição de energia, economia e negócios.

3- O capitalismo na encruzilhada (Stuart L. Hart)

Existe alguma maneira de equilibrar o desejo por lucro e a preocupação com o planeta? Para o autor, existe sim. Confira dicas para concretizar uma atitude que joga em seu favor e ao favor dos outros ao seu redor.

Previous Image
Next Image

info heading

info content

 

 

Filmes

1- A última hora (Nadia Conners, Leila Conners Petersen) – Com Leonardo DiCaprio

O ator, conhecido pelos seus famosos filmes de drama, aventura e ação, se jogou em uma experiência diferente: avisar a população que as indústrias estavam esgotando os recursos naturais. Por meio de mais de 70 depoimentos relevantes – dentre eles, o do matemático Stephen Hawking e o da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz (Wangari Maathai) – ele atenta às consequências do mau uso dos recursos que o planeta fornece, pedindo que algo seja feito e isso cesse. 

2- Lixo extraordinário (Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley)

Uma colaboração entre o Reino Unido e o Brasil. A obra mostra como o artista brasileiro Vik Muniz reutiliza o lixo, o reciclando, e garantindo a matéria prima para o seu trabalho. Suas obras são inacréditaveis. O filme foi indicado ao Oscar em 2011.

3- Alimentos S.A. (Robert Kenner) – Food Inc.

Um holofote em cima das indústrias que procuram esconder da população informações a respeito do que compram e usam nos seus alimentos. O confinamento, tortura e maus tratos a animais ficam aqui escancarados, de maneira a se conscientizar. 

Previous Image
Next Image

info heading

info content

 

Aplicativos

1- Rota de reciclagem

A busca de locais para o descarte correto das embalagens longa-vida pode ajudar muito a população. É nesse contexto que o aplicativo entra.

“O nosso objetivo é conscientizar cada vez mais a população, tornar as informações disponíveis e, desta forma, aumentar o volume de embalagens recicladas no Brasil”, afirma Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak.

O site Rota da Reciclagem já atingiu a marca de um milhão de visitas e conta com mais de cinco mil pontos de recebimento de materiais recicláveis cadastrados, distribuídos por todas as regiões do país.

2- Sai desse banho

Sair do banho na marra. O aplicativo tem como ideia influenciar positivamente na vida de pessoas que, claramente, podem diminuir o tempo gasto no banho. Para isso, uma música muito chata e barulhenta é disparada após o tempo permitido. Com isso, você percebe o quanto de água economiza em relação ao tempo economizado – o aplicativo fornece esses dados.

3- Manual de etiqueta verde

Uma aplicativo que te ajuda a enxergar o mundo de outro jeito. Encaixe medidas que economizam energia, água e recursos como um todo na sua vida. Para quem fez o aplicativo, é tudo uma questão de mudança de hábito e perspectiva.

Previous Image
Next Image

info heading

info content