Sistema autônomo desativado

Tecnologias se adaptam ao que o mercado brasileiro permite. 

A Lexus, divisão de luxo da Toyota, confirmou recentemente a nova geração do Lexus LS para o Brasil. O veículo deve chegar no primeiro trimestre de 2018, na versão híbrida LS 500H, na faixa de 800 mil reais.

Porém, a montadora também anunciou uma notícia não muito animadora para aqueles que pretendem investir no supercarro. Isso porque o Safety System +A, sistema semiautônomo de direção, será desativado nos modelos que irão circular nas ruas brasileiras. O motivo? A legislação brasileira, diferentemente de muitos países do mundo, ainda não permite que os automóveis sejam equipados com tecnologias do tipo.

Desenvolvido pela empresa japonesa, o Safety System +A auxilia o carro a se manter entre as faixas sem que o motorista precise colocar as mãos no volante. Além disso, o sistema também é capaz de desviar de pedestres. Por último, se o motorista dormir ao volante, a tecnologia fica responsável por estacionar o carro em um local seguro.

Vale lembrar que os modelos de outras marcas que competem com o Lexus LS (Mercedes Classe S, BMW Série 7 e Audi A8) também sofrerão mudanças ao entrar no mercado brasileiro. No caso do Audi A8, em uma velocidade de até 60 km/h, o motorista pode literalmente ficar com as mãos fora do volante, o que é estritamente proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Sem o sistema, sobra para o motorista de um Lexus LS aproveitar um motor a gasolina V6 3.5, aspirado com injeção direta, capaz de operar em ciclo Otto ou Atkinson. A diferença é que no ciclo Atkinson, o tempo de expansão dos gases é maior que o da compressão, fazendo com que o motor aproveite melhor a energia liberada na expansão, consumindo menos combustível. Fora isso, dois motores elétricos compõem o sistema Multi Stage Hybrid que conta com câmbio automático de quatro velocidades.

Quanto ao espaço interno, são impressionantes 3,12 metros para o motorista ter todo o conforto necessário. Os assentos oferecem aquecimento e massagem Shiatsu para todos os ocupantes e, para finalizar, os bancos traseiros podem ser reclinados até 48 graus.

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