Setor automotivo e o investimento em propaganda

A crise impactou a demanda publicitária como um todo. No ano de 2016, o investimento total em campanhas caiu 11% em relação à 2015 e atingiu R$6,79 bilhões. O estudo que analisou esse desempenho foi realizado pelo Kantar Ibope Media. Ele revelou que o setor automotivo se posiciona entre os dez segmentos que mais investem na publicidade e na propaganda. Isso inclui as marcas de carros, autopeças e acessórios.

O ranking revela que o mercado automotivo está atrás apenas dos respectivos segmentos:

– Varejo

– Serviços ao consumo

– Higiene Pessoal  e Beleza

– Financeiro e seguros

– Farmacêutico

– Cultura

– Lazer

– Esporte e Turismo

– Alimentação

A queda de investimentos na publicidade tem relação com o recuo da produção no setor durante 2016. O budget ser diminuído é consequência natural de um desempenho crítico. Entretanto, alguns acreditam no fator campanhas publicitárias justamente para apagar o fogo.

O momento do ano, que caminha para o último trimestre, deve acarretar em algumas mudanças. O transporte para agro, que tem safra em 2018, deve passar por manutenção preventiva. Assim serve para o que diz respeito a turismo e bebidas, com as festividades se aproximando. Ações de comunicação que falem diretamente com os motoristas e frotistas são inevitáveis e isso deve ter impacto na verba publicitária.