Sayer: o volante adaptável da Jaguar

O EVENTO

A primeira edição do Tech Fest – evento que surgiu para revelar inovações da Jaguar Land Rover – foi realizada no final da primeira semana de Setembro. Um volante inteligente foi a primeira tecnologia apresentada – antes mesmo do acontecimento, como prévia. 

OUSADIA

A recente ideia da Jaguar vai além de uma nova possibilidade tecnológica: ela configura um possível novo hábito. A peça que se chama Sayer, traz uma concepção ousada: a de que volante será a única parte do carro que será exclusiva do cliente futuramente. A partir disso, ele seria versátil e portátil.

FUNCIONAMENTO

A internet é fator decisivo no funcionamento do acessório. Comandos de voz ativam o Sayer, que armazena informações (destinos, rotas diárias, preferências e outras). Quando o piloto remove seu volante e o aplica em outro veículo, os dados estão presentes nele, sendo personalizados ali, instantaneamente.

PLANOS DA MARCA

Olhando adiante, a Jaguar aposta em seus planos: “ Por exemplo, se o cliente precisa estar em uma reunião em um lugar situado a cerca de duas horas de viagem de sua casa, ele pode simplesmente pedir um veículo ao Sayer, do conforto de seu sofá, e o volante providenciará um modelo que vai até você de forma autônoma e que te leva ao seu destino”

Quando o motorista tiver a intenção de assumir o controle da direção, inutilizando a função autônoma do carro, ele pode executá-la. Hoje em dia não existem carros autônomos para uso comercial, nem veículos compatíveis com a tecnologia do volante.

A Jaguar aposta em mobilidade. Essa proposta é um dos pilares para impulsionar esse pensamento. O grande objetivo da marca é transformar os planos em realidade nos próximos anos.

ORIGEM 

O nome da peça é uma homenagem a um funcionário da marca que não trabalhar mais na empresa. Malcolm Sayer era designer da Jaguar entre 1951 e 1970, tendo feito grandes trabalhos e apresentado enorme dedicação ao crescimento da companhia no mercado.