Rolls-Royce anuncia seu primeiro SUV

Até as marcas luxuosas se renderam aos SUVs. Desta vez, foi a hora da Rolls-Royce anunciar o seu primeiro utilitário esportivo. A montadora britânica divulgou as primeiras imagens do Cullinan, modelo que trará o superluxo às estradas off-road.

A estrutura do automóvel tem base no Phantom, sedã da Rolls-Royce – que privilegia o uso do alumínio. No SUV, entretanto, a rigidez do chassi foi melhorada em 30%. Uma medida que visa permitir que ele encare estradas de terra e terrenos irregulares.

O carro, que tem tração nas quatro rodas, vem equipado com um motor 6.75 V12 biturbo. São 570 cavalos de potência e a velocidade máxima é de 250 km/h. O SUV consegue atravessar áreas alagadas de até 54 cm.

Ainda sem valores divulgados, o Cullinan deve chegar ao mercado com um preço estimado de £ 275 mil (aproximadamente R$ 1,34 milhão). Em comparação, o SUV da Lamborghini, o Urus, é comercializado por R$ 1,7 milhão.

O nome do veículo é uma homenagem ao diamante Cullinan. Encontrado em 1905, na África do Sul, se trata da maior pedra já descoberta até hoje, com um peso de 3.106 quilates. Em semelhança, o SUV também apresenta grandes proporções: 5,3 m de comprimento, 2,1 m de largura, 1,8m de altura e pesa 2,6 toneladas.

Com o anúncio, a Rolls-Royce entra na briga com outras marcas de luxo que já se aventuraram na categoria SUV, como Lamborghini, Porsche e Bentley. Até mesmo a Ferrari está preparando o lançamento de um veículo off-road em um futuro próximo. Vamos aguardar.