Retrospectiva: os salões de automóveis de 2018

Os salões de automóveis sempre dão o que falar. Os principais lançamentos do ano, inclusive dos carros de luxo, aparecem nos salões. São diversos eventos espalhados pelo mundo, mas escolhemos para falar um pouco mais dos realizados em Detroit, Nova Iorque, Paris, Genebra e São Paulo. 

Detroit

Além de ser um dos mais tradicionais salões automotivos do planeta, o Salão abre a temporada no mês de janeiro. Como é normalmente voltado ao mercado automotivo dos Estados Unidos, os principais destaques acabam sendo as picapes, populares no país.

F-150 (Foto): veículo mais vendido dos EUA há décadas, a picape terá um motor diesel pela primeira vez. Apesar da menor potência, a picape tem maior capacidade de carga, além de consumir menos combustível.

Genebra

Realizado em março, o salão de Genebra continuou com a tradição dos carros de luxo e superesportivos. Enquanto isso, nosso destaque vai para o Mclaren Senna, em homenagem ao piloto brasileiro de Fórmula 1.

McLaren Senna (Foto): Lançado como um carro de rua leve (cerca de 1200 kg), o esportivo tem uma aceleração que atinge de 0 a 100 km/h em aproximadamente 2,8 segundos. Além disso, tem velocidade máxima de 340 km/h.

Nova Iorque

Realizado entre o final de março e o início de abril, o Salão de Nova Iorque teve um crossover com principal destaque. Nada menos que o novo Toyota RAV4.

Toyota RAV4 (foto): chegando ao mercado europeu neste final de ano, o automóvel é um crossover médio, que chegará com visual mais robusto e inovador. Além disso, ele poderá ser encontrado também na versão híbrida (elétrico e gasolina).

 

Paris

Considerado o principal evento automotivo do ano, o salão de Paris foi realizado em outubro, e teve, como sempre, muito luxo. Entretanto, quem mais chamou atenção foi um carro de brinquedo. Literalmente.

Bugatti Chiron (foto): longe da potência do conhecido “Veyron”, o Chiron surpreende por ser feito inteiramente com peças de lego. Isso mesmo, o veículo foi construído com 3 milhões de peças pesando cerca de 1.500 kg. Surpreenda-se mais: até mesmo o motor é feito com peças de lego.

Seu sistema de propulsão faz com que o carro atinja 30 km/h. Entretanto, ele não esteve à venda. Apenas miniaturas do Chiron foram vendidas, ao preço de aproximadamente R$ 1.700.

São Paulo

Finalmente, o Salão de São Paulo. O evento aconteceu em Novembro de 2018. Mais uma vez, uma chuva de lançamentos e uma certeza: a eletrificação é o futuro, aqui também. Consequentemente, muitas montadores apresentaram modelos desse tipo e indicaram concretamente que possuem intenções de trazer seus carros elétricos ao solo brasileiro.

O evento apresentou muitos destaques. Poderíamos citar um de cada montadora, tranquilamente. Mas vamos ressaltar aqui a presença de um conceito inovador da Volkwagen – a Tarok. Uma picape mais moderna e maior. Digna de uma bela briga com a já decretada rival Toro, da Fiat.