Publicidade na hora da crise

Vale a pena investir em meio às proporções que a crise tomou?


IMPACTOS


As mudanças empresariais foram nítidas após o agravamento da crise do mercado financeiro. Redução no número de funcionários, cortes de benefícios e remanejamento de gastos são apenas alguns exemplos de medidas necessárias nesse contexto. Porém, no processo citado, a medida mais sensata é o corte de verbas publicitárias. A questão é: será que essa não seria, na verdade, uma oportunidade de aumentar ou manter as verbas, visando se dar bem mesmo em tempos de crise?

De acordo com o publicitário Daniel Rodrigues, autor do artigo A importância da publicidade em tempos de crise, esse é o tempo de arriscar. “Quando queremos alguma coisa que tanto almejamos, pensamos em possibilidades de ter o tal objetivo. Planejamos, executamos e, na grande maioria das vezes, conseguimos aquilo que lutamos tanto. E porque nessa crise não fazemos o mesmo? ”.

OPORTUNIDADE ESCONDIDA


Grandes marcas apostam constantemente nessa teoria, ao aproveitar a diminuição de volume publicitário para expor o seu diferencial. O resultado é um avanço constante a frente dos concorrentes, que, na sua maioria, não enxergam possibilidades perante o cenário atual. O jovem publicitário ainda amplia o raciocínio: “ (…) muitos anunciantes quando ficaram sabendo que a crise chegaria, a primeira coisa que eles pensaram, na sua grande maioria, foi cortar os gastos. Hoje você conta a dedo quais anunciantes estão investindo em publicidade no país além das Casas Bahia, Coca-Cola, Vivo e etc.”

Analisar o tipo de mídia a ser investida é importante. Em vários casos, a aplicação pode ser mínima, e isso não quer dizer que o retorno será singelo. Com o investimento certo, na mídia certa, uma relação estreita e saudável pode ser criada com o público alvo.

ALGUMAS DICAS


Não tenha medo de adaptar o seu negócio para fugir da crise e não subestime o poder da publicidade nesses momentos. Se necessário, contrate empresas especializadas no assunto. Por meio de estudos e experiências prévias, especialistas no assunto conseguem aplicar a receita destinada à mídia da melhor maneira possível, permitindo que a empresa obtenha resultados satisfatórios para suas estratégias.