Por que algumas cidades são melhores para empreender?

Estamos cada vez mais acostumados a ver artigos sobre a importância do empreendedorismo, e como ele pode estar mudando vidas. Porém, o que talvez você ainda não saiba, é que algumas cidades mais propensas para empreender. Mas por quê?

O Brasil é um país altamente burocratizado. As pessoas levam, em média, 80 dias para abrir uma empresa. Além disso, são mais de 2000 horas apenas para ficar em ordem com órgãos públicos.

 

O que as cidades têm feito?

Algumas cidades podem oferecer condições que facilitam a vida do empreendedor. Por isso, tornam-se mais atrativas. Certos fatores que são levados em conta: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, mão de obra e a cultura empreendedora.

O que isso quer dizer? Alguns municípios, por exemplo, podem contar com leis mais flexíveis na hora de criar a empresa. Além disso, impostos mais baratos e até mesmo uma complexidade tributária menor. A possibilidade de possuírem mão de obra mais qualificada, como é o caso de cidades-universitárias, também ajuda. Um transporte rápido e eficaz, por fim, complementa um cenário favorável.

Dessa forma, a Endeavor Brasil elegeu as 10 melhores cidades para empreender. Elas possuem diferentes motivos para estarem ali. São Paulo lidera, principalmente, pela infraestrutura: a melhor do Brasil. Já São José dos Campos, se destaca pela mão de obra qualificada. Confira a lista abaixo:

 

1 – São Paulo

2 – Florianópolis

3 – Vitória

4 – Curitiba

5 – Joinville

6 – Rio de Janeiro

7 – Campinas

8 – Maringá

9 – Belo Horizonte

10 – São José dos Campos