Pneu 3D

Já imaginou um pneu que funciona sem ar? Em um futuro próximo poderemos ver carros equipados com eles nas ruas. Um novo conceito de roda foi apresentado na conferência Movin’On 2017, realizada em Montreal, no Canadá. A peça usa materiais orgânicos recicláveis e biodegradáveis, por meio de uma impressora 3D.

O conceito foi revelado pela marca francesa Michelin. As novidades desse novo pneu passam também por sua banda de rodagem, que é recarregável através da impressora 3D, podendo ser alterada conforme o clima ou condição da estrada. Pela ausência do ar na roda, a preocupação dela furar não existe.

Além disso, o pneu tem sensores que informam as condições da estrada e também o seu próprio estado. Com isso, o condutor saberá quando trocá-lo, utilizando o máximo da sua durabilidade. Após o fim de seu uso, a roda poderá ser reciclada, já que é feita de materiais eco-friendlies como bambu, madeira e plástico.

A expectativa de tempo para ver esses pneus surgirem nas estradas ainda é desconhecida. O executivo da Michelin – Terry Gettys  – acredita que é necessário ao menos 10 anos após a finalização do protótipo para ver esse tipo de roda chegar ao mercado.