Pininfarina – design automotivo italiano

Quando falamos de design automotivo, os italianos são logo lembrados. No país, a marca Pininfarina é a principal no setor, já que, desde a década de 1930, faz parte da concepção de diversos modelos das mais variadas montadoras. Confira a história deste lendário estúdio:

1928

O fabricante e designer de carros Battista Farina, conhecido como “Pinin”, abandona a empresa do seu irmão e funda a Carrozzeria Pinin Farina, contando com a ajuda financeira de sua mulher e de Vincenzo Lancia, fundador da montadora Lancia.

1930

Finalmente, a Carrozzeria Pinin Farina vira oficialmente uma empresa, sediada em Turim, na Itália. Os italianos são pioneiros nas carrocerias de monobloco, produzindo para a Lancia, Alfa Romeo, Fiat, entre outras.

1939

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Pinin Farina sofreu com as consequências do conflito. Um bombardeio dos Aliados acabou destruindo a fábrica da empresa.

 

1946

A Itália, em decorrência da Segunda Guerra, foi banida do Salão de Paris. Desafiando isso, Pinin Farina e seu filho Sergio dirigiram dois de seus carros – o Alfa Romeo 6C 2500 S e o Lancia Aprilia cabriolet – de Turim até a capital francesa. Lá, acharam um lugar para apresentar suas criações e fizeram sucesso com o público presente.

1951

Em um restaurante na cidade de Tortona, na Itália, Pinin Farina fechou um acordo com Enzo Ferrari. Desde então, todos os modelos da icônica marca são desenhados pelo estúdio de Turim. Até hoje, apenas dois não passaram pelas pranchetas da Pininfarina: Dino 308 GT4 e o LaFerrari.

 

1961

Aos 68 anos, Battista Farina muda seu sobrenome para Pininfarina. Seu estúdio também adota essa designação.

1966

Buscando se diferenciar dos demais estúdios de design automotivo, a Pininfarina investe em um centro de pesquisas e estudos, empregando 180 técnicos capazes de produzirem 25 protótipos por ano. No mesmo ano, perde seu fundador, Battista Pininfarina.

 

1986

É criada a Pininfarina Extra, que foca em design industrial, gráfico, de interiores e também arquitetura.

1993

A Pininfarina produz o Peugeot 306 Cabriolet, carro com maior número de unidades (mais de 70 mil) já desenhado pelo estúdio de Turim.

2015

A Pininfarina é adquirida pela gigante indiana Mahindra.


Confira alguns momentos e produções do Studio Pininfarina:
Previous Image
Next Image

info heading

info content