Em 2018, os pequenos negócios são os que mais geram empregos no Brasil. No primeiro trimestre do ano, 196 mil postos de trabalho foram criados através deles. Isso significa um crescimento de 127% em relação ao mesmo período de 2017.
“Não é novidade que o emprego do país passa pela micro e pequena empresa. Agora, com a chance de parcelar as dívidas fiscais por meio do Refis da MPE, os empresários de pequenos negócios certamente ganharão novo fôlego para gerar ainda mais vagas”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
O total de empregos formais celetistas gerados em março foi de 56,1 mil. O setor de Serviços, mais uma vez, foi o que gerou mais emprego nos pequenos negócios, com 34,3 mil postos.
Aqui vai um dado para comparar com 2018: em 2017, os pequenos negócios foram responsáveis por 338 mil empregos de carteira assinada. A expectativa é que, em 2018, este número seja facilmente superado.
A pesquisa sobre o crescimento dos pequenos negócios é do Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.