O SUV 4×4 hiperfuturista da Audi

Durante o Salão de Frankfurt, a Audi apresentou seu novo carro conceito. A promessa é que ele seja o futuro dos veículos SUV 4×4. O protótipo foi nomeado de AI: TRAIL quattro e traz diversas novidades para os aventureiros que gostam de colocar o pé na terra.

O TAMANHO DA INOVAÇÃO

O automóvel conta com quatro motores elétricos. A ideia é ter um para cada roda – todos combinados somam 435 CV de potência. Com pneus de 22 polegadas, o veículo está apto para enfrentar qualquer terreno.

A altura do carro é de 1,67 metros, enquanto que seu comprimento é de 4,5 metros. Estes fatores permitem que ele atravesse um riacho de até 50cm de profundidade, sem molhar seu interior. O exterior do automóvel é semelhante aos veículos lunares, porém com um design mais terreno.

Em termos de peso, temos 1.750 KG. Entretanto, a autonomia é grandiosa: 500 KM, segundo a montadora. Sua carroceria é transparente e seu interior não possui nenhum painel para auxiliar o controle. Todas as funcionalidades do SUV poderão ser controladas pelo smartphone.

A SURPRESA

Além dos retrovisores que foram substituídos por câmeras, um dos elementos mais notáveis do 4×4 é o fato de não possuir faróis. Eles foram substituídos por drones que possuirão leds e câmeras, todas as imagens serão enviadas para o celular do motorista – este que ficará no painel.

Os bancos dianteiros possuem um design futurista, assim como o volante. Mas os assentos traseiros são redes. Elas podem ser retiradas do veículo e colocadas em outros locais. O veículo tem apenas duas portas e é semiautônomo de direção nível 4 – ou seja, o carro pode ser conduzido de maneira autônoma, mas pode ser controlado por pessoas, ao mesmo tempo.

UM LEGADO RECENTE

O AI: TRAIL quattro é o quarto protótipo do tipo que a Audi divulga. O primeiro foi em 2017, com o sedã de luxo Aicon. Em seguida lançaram o hatch AI: ME, em abril de 2019, e o superesportivo AI: RACE, também em 2019.

Ainda não se sabe quais elementos do 4×4 futurista que a Audi vai utilizar nos seus próximos veículos, mas o AI: TRIAL de fato atraiu a atenção do mundo.