O segredo da Tesla

A Tesla Motors é uma fabricante americana de carros esportivos e tecnológicos. Com apenas 13 anos de existência, ela surpreendentemente já ultrapassou a Ford em valor de mercado. O próximo passo é alcançar a GM, que está próxima.

Após a venda de 25 mil carros só nos primeiros três meses de 2017 – crescimento de 69% em relação ao ano anterior – o valor da empresa decolou. Suas ações totais chegaram a 45,39 bilhões de dólares, superando os 44,79 bilhões da Ford. A GM continua à frente de ambas, com $51,1 bilhões. Mas não deve permanecer por muito tempo já que a Tesla vêm crescendo muito e rapidamente.

roles-o-segredo-da-tesla-header

Em termos de indústria, por outro lado, não dá para compará-las. A GM emplaca 250 mil veículos por mês, só nos Eua. Já a Tesla, vende 8 mil, se somarmos todos os países em que está presente.

A Ford fabrica 6,6 milhões de carros por ano: o que fez com que marca tivessse um lucro de $10,4 bilhões em 2016. A Tesla nunca teve lucros em 13 anos de história. Portanto, o atrativo da marca está nos olhos dos investidores: potencial de crescimento.

model-s-interior-0

Visão interna do Model 3

O Model 3 é o próximo carro que a Tesla quer lançar. Uma aposta realmente ambiciosa: por 35 mil dólares, se tem um elétrico muito mais acessível e tendência muito maior à popularização. Até 2019, o objetivo da empresa é produzir 500.000/ano, sendo metade deles, relativa ao Model 3.

gallery-2

Tesla Model 3

Elon Musk é criador do Paypal – sistema de pagamento eletrônico online vendido por 1,5 bilhões para o Ebay – e investidor da Tesla. Ele admite que sua empresa está supervalorizada. Para ele, isso tem seu lado positivo: ações valorizadas indicam um maior potencial de investimento em desenvolvimento, produção, venda, pós-venda e marketing.

Para Musk, o futuro da Tesla depende de dois fatores, que provavelmente vão se concretizar: o crescimento na busca por elétricos e a invenção da condução autônoma.