O que você precisa para ser um bom líder

Se observarmos minuciosamente um negócio ou projeto de sucesso, certamente encontraremos um líder exemplar coordenando cada movimento e/ou decisão. A explicação: líderes bem-sucedidos conquistam os resultados pré-definidos. Segundo Warren Bennis, conselheiro de quatro importantes presidentes americanos, líderes com esse desenvolvimento alcançam seus objetivos pois mantém um foco: transformar visão em realidade.

Nomes como Martin Luther King, Irmã Dulce, Nelson Mandela, Oprah Winfrey, Barak Obama, Bill Gates e Mahatma Gandhi, são apenas alguns dos que são constantemente citados em palestras e livros sobre o tema. Mas, o que todos têm em comum? Por que muitos se inspiram neles? O que eles fizeram para se tornarem líderes exemplares e bem-sucedidos? Descubra quais são os pilares para se tornar uma referência nessa ocupação:


1- Consciência: saber que o sucesso é consequência.

Um líder bem-sucedido entende que o sucesso é sempre um resultado da soma trabalho árduo, dedicação e foco nas pessoas e nos resultados.


2- Dedicação: ser um bom exemplo.

Para conquistar a colaboração da equipe, um bom líder sempre dá bons exemplos para os seus liderados, os inspirando a serem melhores do que podem ser. O líder bem-sucedido sabe disso e está sempre atento às ideias que compartilha.


3- Respeito: reconhecer e respeitar os liderados

Apesar do poder e autoridade, esse gestor entende que seu trabalho depende dos liderados. Portanto, ele respeita o papel de cada profissional e reconhece os valores individuais.


4- Compreensão: valorizar os feedbacks.

Um líder exemplar sabe que os feedbacks são a melhor forma de evoluir o trabalho de sua equipe. Sendo assim, ele sempre dedica um tempo para dar esses retornos e investir mais no crescimento do trabalho de cada um.


5- Segurança: transmitir confiança ao time.

Líderes inseguros geram equipes inseguras. Líderes confiantes geram equipes seguras de si. Transmitir confiança é essencial para os seus profissionais se sentirem seguros do seu trabalho e saberem que podem contar com o seu líder.


6- Assertividade: comunicar-se de forma assertiva

Quanto melhor a comunicação, melhor a gestão. A comunicação assertiva torna a transmissão de informações eficaz, esclarece dúvidas e evita até mesmo a propagação de fofocas.


7- Simpatia: relacionar-se positivamente

Um bom líder sabe se relacionar com seus liderados e tem total consciência de que essa é uma forma de conseguir voluntariamente a colaboração deles. Relacionar-se positivamente é, acima de tudo, ter educação e respeito pelo próximo.


8- Reputação: visar acumular resultados positivos

As conquistas de um líder são o seu melhor cartão de visita. Sendo assim, um líder bem-sucedido jamais se esquece das suas vitórias. Essa atitude não só o promove como também inspira seus liderados a se tornarem futuramente novos exemplos de sucesso.