O empreendedorismo deve ser ensinado desde cedo?

Geralmente, a educação fundamental prepara indivíduos para suas trajetórias em empresas. No entanto, pouco ou nada se fala sobre a opção de investir no seu próprio negócio.

Para Alessandra Meira, gerente de produto da Solução Educacional Conquista, o empreendedorismo deve ser estimulado desde cedo. Ela é responsável por um programa presente em mais de 800 escolas. Seus ambientes de ensino oferecem material específico sobre empreendedorismo e educação financeira. Alessandra acredita que a ideia permite que crianças enxerguem tudo que há ao seu redor como um campo aberto para experiências. “Ensinar empreendedorismo é dar liberdade para a criança protagonizar seu futuro, sonhar e colocar suas ideias em prática”, afirma.

Além das escolas, a gerente frisa um ponto que vai mais além: a necessidade dessa educação também partir de casa. “Os pais assinam essa responsabilidade junto com os educadores. Se ela receber apoio de todos eles, vai começar a desenvolver soluções e a perceber a capacidade que ela tem de atuar como agente transformador da realidade. Quanto mais esse comportamento foi encorajado, mais ele vai se fortalecer”, garante Alessandra.

Enquanto existe a visão que vê tudo com bons olhos, outras pessoas acreditam que seja cedo para adotar o empreendedorismo. No entanto, fato é que os ensinamentos podem vir de maneira suave. Não é preciso sobrecarregar os jovens. Confira alguns meios de estimular o empreendedorismo na juventude:

Mostre a importância de persistir nos objetivos

Apesar de pequenos, as crianças já possuem objetivos pessoais. Estimular eles a alcançá-los é um meio de enfatizar o papel da persistência na conquista.

Ajude-os a desenvolver habilidades

É na infância que grande parte das nossas habilidades aflora. Ajudar os filhos a desenvolvê-las é uma forma de criar uma base empreendedora e, consequentemente, fazer com que cresçam mais preparados.

Estabeleça metas

Para alcançar os objetivos, é preciso estabelecer metas. Por isso, é importante que os pais e professores trilhem caminhos que sejam alcançáveis. Por exemplo: almoçar com a TV desligada, dormir todo dia no mesmo horário, guardar os brinquedos antes de dormir, etc.

Estimule eles a fazer amizades

Um empreendedor é alguém que sabe se relacionar e conviver com outras pessoas. Fazer com que tenham um convívio social desenvolverá pouco a pouco o lado comunicativo.

Reforce a autoconfiança

Mostre que eles são capazes de realizar tudo o que planejam e que podem sim alcançar os seus objetivos, se tiverem persistência. Recompensem por isso.

Apresente a independência

Ensinar as crianças que existem tarefas que podem realizar sozinhas é uma forma de apresentar o poder de gestão da própria vida ainda na infância.