Nova tecnologia da Ford leva segurança aos cruzamentos

Já pensou na auto-organização do trânsito, sem semáforos? Pode até parecer caótico, mas uma tecnologia da Ford promete mudar esse panorama. Ela é chamada de gerenciamento de prioridade nos cruzamentos.

Baseando-se numa conexão entre veículos, o sistema avisará o motorista a velocidade que ele deve conduzir em determinada via para não colidir com outro automóvel que cruzará no local. De acordo a montadora, a tecnologia é baseada na maneira com que os pedestres caminham, onde diminuem ou aceleram o passo para evitar esbarrões. Os carros equipados com o sistema informam à rede sua localização, direção e velocidade. Dessa forma, a aplicação consegue visualizar os veículos e cruzamentos ao redor para, consequentemente, evitar eventuais colisões. Usando um algoritmo, ele faz o cálculo da velocidade exata que cada carro deve seguir.

Assim sendo, a tecnologia faria com que os semáforos se extinguissem, deixando o trânsito mais fluído. O teste foi feito em ruas do Reino Unido, coroando um trabalho de mais de dois anos. Porém, ainda não há previsão de chegada do sistema ao mercado.

Veja mais sobre o estudo: