Mão de obra qualificada: veja a sua importância

Mão de obra é um termo abrangente e que pode se dividir em duas categorias – qualificada e não qualificada. A primeira diz respeito ao profissional que possuí cursos na área e uma ampla expertise no ramo. O mestre de obra, por exemplo, tem mais conhecimento que um pedreiro comum, e, portanto, pode liderar uma equipe e auxiliar os engenheiros e arquitetos.

Para quem utiliza os serviços é bem clara a sua importância, mas e para o empregador? Qual é a relevância deste tipo de funcionário mais qualificado dentro de sua empresa? Vamos destrinchar aqui os motivos, e analisar como se contrata trabalhadores especializados.

Vantagens de profissionais preparados

A produção é diretamente impactada quando há um corpo de empregados confiantes e especializados no que fazem. A falta de preparo pode impactar na produtividade e, consequentemente, trazer prejuízo.

Ao observarmos este cenário, a presença de um perfil com estas características se torna interessante para o seu grupo de colaboradores. Ainda mais quando se considera a redução da rotatividade de funcionários que a opção por membros mais qualificados acarreta. Um revezamento pode resultar em muitas despesas trabalhistas.

Onde encontrar mão de obra qualificada?

Atualmente, no mercado brasileiro, existe uma escassez de mão de obra qualificada, segundo uma pesquisa da empresa de recrutamento e seleção Robert Half. Então, é preciso ficar atento a algumas questões durante a entrevista. Valorize experiências, cursos e referências.

É necessário ter em mente que este tipo de colaborador é um pouco mais caro para a empresa. Mas, como citamos anteriormente, um lucro proporcional pode surgir com sua atividade. Uma das maneiras de encontrá-los é filtrar a vaga e focar só em quem é de fato capacitado para exercer as funções necessárias com desempenho superior.

Hoje, existem empresas que realizam todo o processo de seleção de candidatos. Com uma equipe de recrutamento treinada para escolher os melhores funcionários para cada vaga,  a empresa realiza a pré-seleção, a entrevista e indica para o chefe da empresa os melhores candidatos.

Alternativas

Outra maneira de se obter mão de obra de excelente qualidade é apostar em trabalhadores já empregados. O treinamento e o investimento em cursos internos podem ser uma boa alternativa para capacitação profissional. Neste tipo de especialização, é possível focar nos pontos mais importantes para a empresa, como seu próprio segmento e filosofia interna.

Buscar serviços terceirizados também pode ser proveitoso. Algumas empresas recomendam funcionários extremamente aptos, que farão o serviço com maestria, pois são treinados e já estão familiarizados ao ramo de atuação. Com a terceirização, os gestores podem focar em outros pontos internos que demandam mais responsabilidade.