Jocar

O comércio está migrando para o mundo digital e o ConectaR conversou com Moisés Sirvente, da Jocar, que tem três lojas físicas e está crescendo nas vendas pela internet.

A experiência na web começou em 2005. Moisés abriu a loja online por conta própria e percorreu diversos caminhos até encontrar o melhor modelo para seu negócio.

Ele diz que o primeiro passo é saber que a loja não precisa ser grande. Começando pequeno, é possível testar o que dá certo e o que não dá, e crescer de acordo com o aprendizado. A Jocar começou com poucos produtos, hoje já tem 50 mil itens no digital, representando uma fatia importante do faturamento da rede.

Outro ponto é perceber que na internet o jogo é diferente. Na loja física, os mecânicos vão ao balcão ou telefonam e compram muitas peças. Na web, são os donos do carro que compram acessórios e utilidades para o veículo. É preciso ficar com o radar ligado, conhecer seu público e ter o produto certo em estoque. A barreira digital que os varejistas imaginam, na verdade, não existe. Não são necessários conhecimentos em vendas na web para iniciar o negócio. Modelos de lojas prontas e até o Mercado Livre te ajudam a começar pequeno e testar o mercado. É a vontade do varejista que conta. Os compradores já estão no mundo digital, abra suas portas na rede.

conectados