Faturando na Black Friday

Mais do que uma oportunidade de faturar. A Black Friday é também um ótimo termômetro para aquele que é o momento chave do comércio no Brasil: o Natal. Aproveitar ao máximo a data – criada pelos norte-americanos – é essencial para começar o mês de Dezembro com o pé direito. Para isso, planejamento é essencial para não acabar a Sexta-feira mais famosa do comércio no prejuízo. Confira algumas dicas para impulsionar seu negócio na Black Friday e gerar mais vendas: 

Venda x Lucro

Vender bastante não significa lucrar mais. Muitas empresas que vendem pela internet – principalmente as menores – se empolgam com a ideia de abaixar seus preços para acabar com o estoque de produtos, e esquecem de uma parte fundamental do comércio online: a entrega. Mais produtos vendidos significa mais gasto com entregas. Por isso não adianta diminuir o preço de todos os itens. Priorize o desconto para produtos que estão sobrando no estoque e aqueles que são mais procurados pelos clientes.

Se prepare

É preciso fortalecer a operação tanto para loja física como para a virtual. A contratação de um ou mais funcionários temporários pode ser fundamental para suprir o maior número de clientes. Aproveite para contar com estes funcionários extras até o Natal. Já para as lojas virtuais, vale contar com a ajuda de um especialista para evitar que o site sobrecarregue e saia do ar justamente na Sexta-feira, o que pode representar um completo fracasso para suas vendas.

Comunicação

Sua loja vai participar da Black Friday e seus clientes ainda não estão sabendo? Erro gravíssimo. É preciso investir em comunicação com pelo menos um mês de antecedência. Newsletters, redes socias e a própria fachada do seu estabelecimento são pontos fundamentais para informar sua clientela de que a data está chegando.

Black Fraude? Tô fora!

A Black Friday brasileira não tem a melhor reputação do mundo. Muitos clientes foram realmente enganados, e isso serviu para manchar a reputação da data. É importante lembrar que atitudes como essa servem apenas para prejudicar suas vendas. Pensando nisso, o Procon divulgou uma lista com sites suspeitos que devem ser evitados: (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php). Faça sua parte, jogue limpo com o cliente!

Não esqueça do Natal

O dia 25 de dezembro continua sendo a data mais importante do comércio. Lembre-se que as promoções de Natal devem parecer mais atrativas do que as da Black Friday. Novamente, a palavra de ordem é planejamento. Só assim é possível organizar suas promoções e diferenciar da melhor maneira as duas datas.