Especial era digital: os 10 países mais conectados do mundo

Vivemos a era digital. Em primeiro lugar, a internet faz parte do cotidiano de mais de 4 bilhões de pessoas. Ao mesmo tempo, a utilização da rede para negócios ou tempo livre é indispensável para a sociedade.

A InterNations – rede social dedicada para imigrantes – divulgou, no mês passado, um extenso estudo. Seu nome é “Digital Life Abroad” (Vida Digital em Outro País – tradução livre). Ele analisa, acima de tudo, a complexidade digital mundialmente. Nele, foram listados os países com a melhor qualidade de vida digital. 

Países europeus, como Estônia, Finlândia e Noruega, lideram essa lista de 68 territórios. No outro extremo da tabela, se encontram Mianmar, China, Egito. 

A metodologia usada para classificação de países se resume à uma série de perguntas aos residentes. Os entrevistados tinham de avaliar diversos itens em uma escala de 0 a 7. 

As informações analisadas foram: o acesso irrestrito às mídias sociais; a acessibilidade aos serviços governamentais/administrativos on-line; a facilidade para obtenção de um número local móvel; a simplicidade para pagar sem dinheiro e a disponibilidade à internet de alta velocidade em casa.

O Brasil se encontra na 50ª colocação. Por sinal, à frente de países como Argentina, Japão, Alemanha e Itália. O estudo revela que apenas 54% dos brasileiros estão satisfeitos com o acesso à internet. Ainda mais quando se trata de nível de conexão. Enquanto isso, a média mundial se encontra nos 75%.

O que elevou a posição brasileira no ranking foi, certamente, a facilidade para geração de telefone celular. Além disso,  as formas de pagamento – 86% e 88% respectivamente. Confira abaixo a lista dos 10 primeiros colocados na pesquisa: 

1- Estônia
2- Finlândia
3- Noruega
4- Dinamarca
5- Nova Zelândia
6- Israel
7- Canadá
8- Singapura
9- Países Baixos
10- Estados Unidos