Educação a distância: o futuro do ensino

Antigamente, fazer faculdade era muito caro e demandava tempo. Principalmente, quando se considerava deslocamento – o que incapacitou centenas de pessoas que moravam longe das instituições de ensino. A educação sofria com estes fatores. 

Hoje, com a democratização e avanço da conectividade, existe uma facilidade maior para cursar em universidades. Surgiram os famosos EaDs – cursos de Educação a Distância. Vamos descobrir mais sobre eles:

História

Engana-se quem pensa que essa modalidade de ensino é nova. Ela surgiu, de fato, por volta de 1833. Seu percursor foi um curso por correspondência de contabilidade, na Suécia. No Brasil, a educação a distância nasce também na década de 30, com o Instituto Rádiotécnico Monitor.

Um dos exemplos mais famosos de ensino a distancia é o Telecurso 2000. Ele foi veiculado na Rede Globo, a partir da década de 70. Com a evolução da tecnologia, este tipo de ensino evoluiu e hoje, graças à internet, qualquer um pode fazer uma faculdade sem precisar sair de casa.

Diploma

O diploma de cursos EaD e presenciais possuem a mesma validade, pois o processo realizado pelo MEC de validação da instituição de ensino é semelhante. Resumindo: ambos os cursos possuem cargas horárias equivalentes, a mesma matéria e os mesmos critérios da avaliação.

A educação a distância é vista com bons olhos. O mercado de trabalho não diferencia o profissional que teve a graduação presencial do que optou por estudar de maneira diferente. Desta forma, não há lugar e, acima de tudo, motivo para preocupação ao fazer sua escolha. 

Além da faculdade

As universidades também oferecem cursos complementares e de especialização online. É possível fazer um curso de economia básica de Harvard (EUA) direto do celular em Canutama (pequeno município do Amazonas).

Plataformas como Coursera e Udemy são exemplos de sites em que é possível se oinscrever em cursos reconhecidos de universidades relevantes. Além disso, tais sites oferecem preços acessíveis e horários flexíveis para os alunos.

Vantagens 

Talvez, a vantagem principal do EaD seja o baixo custo do curso e o conforto, praticidade de realizá-lo ele em casa, ou onde preferir. Mais adiante, esta modalidade de ensino estimula rotinas diferentes de estudo, visto que o dia a dia depende exclusivamente do aluno. A não necessidade de deslocamento diário abre portas para quem tem um cotidiano agitado.