Desvendando a relação entre espaço de trabalho e produtividade

A maior parte do nosso dia é entregue ao trabalho. É ali, naquele espaço que também é comum a outras pessoas, que você desempenha a principal atividade da sua vida. Em outras palavras, o trabalho é uma espécie de segunda casa. Pensando nisso, por que não pensar na organização desse espaço como uma forma de também produzir bem-estar?

Grandes empresas ao redor do mundo, como Google, Facebook e LinkedIn, já perceberam que colaboradores felizes produzem mais. Por isso essas companhias decidiram reconfigurar por completo seus ambientes de trabalho. E essas mudanças já trouxeram resultados comprovados.

Acontece que nem toda empresa tem a força e o poder do Google para promover grandes transformações no dia a dia. E não é por isso que você precisa ficar de fora. Confira algumas dicas simples para fazer com que o espaço também trabalhe em prol da sua empresa:

O poder da luz

O primeiro ponto a se considerar é também o mais básico: a iluminação. Ambientes escuros fazem com que os colaboradores se esforcem mais para executar suas tarefas. Nesse caso, é sempre importante apostar em toda luz natural que estiver disponível. Assim, além de evitar problemas de saúde dos funcionários, você vai garantir um espaço de trabalho mais vivo e alegre.

Espaços de fuga

Sabemos que muitas empresas são pequenas e quase sempre ocupadas pelo seu time e equipamentos de apoio. Entretanto, se houver a possibilidade de organizar melhor cada um dos itens para que o espaço fique maior, é muito importante pensar em espaços alternativos de convivência. Incentivar a interação entre os funcionários e dar uma possibilidade de, por breves momentos, se desligarem do trabalho, vai aumentar muito a produtividade.

Mantenha os arquivos em dia

Sempre que receber um novo documento ou arquivo importante, guarde. Descarte aqueles que não forem úteis e, periodicamente, faça uma limpeza no material velho que já não será mais necessário.

Esteja perto da natureza

Como o trabalho é a nossa segunda casa, por que não apostar em um pouco de verde para trazer leveza ao ambiente? Com algumas plantas bem utilizadas, seus funcionários vão se sentir mais em casa e o seu escritório ficará muito mais moderno.

O segredo é a proximidade

Há muito tempo as baias que traziam privacidade foram eliminadas em prol da proximidade. Se a sua empresa ainda promove a divisão entre as pessoas, chegou a hora de derrubar as barreiras entre as mesas para fazer os times trabalharem junto de verdade.