Desafio dos 10 anos: quais foram as principais mudanças na tecnologia

Você já parou para analisar o que mudou do passado para o presente? Essa é a ideia do desafio #10yearchallenge (em tradução livre, “Desafio dos dez anos”) que viralizou na internet no último mês. A brincadeira que consiste em mostrar como a aparência dos usuários mudou de 2009 até 2019, se espalhou em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. E o motivo: a curiosidade em saber o que, de fato, mudou ao longo do tempo.

Ainda que tenham aparecido algumas marcas de expressão e uns fios brancos aqui e ali, não foi só o nosso rosto que mudou em uma década. Esse tempo foi mais que suficiente para que diversas tecnologias mudassem nosso jeito de viver e aproveitar o mundo. Sendo assim, por que não fazer um desafio dos 10 anos para elas? Confira a seguir 10 tecnologias que evoluíram surpreendentemente na última década.

NAVEGAÇÃO POR GPS

No ano de 2008, o iPhone 3G inovou ao oferecer ao público um receptor de GPS que poderia ser usado para navegação. Mas, por conta da limitação da tecnologia no aparelho, a maior parte do público preferia utilizar equipamentos exclusivamente dedicados a isso, como os feitos pela TomTom. Hoje, praticamente qualquer celular oferece a tecnologia, que pode ser utilizada facilmente.

REDES SOCIAIS

Criado em 2004, o Orkut vivia o seu auge em 2009. As pessoas já haviam se acostumado com a inovadora rede social que permitia upload de fotos, interações com amigos virtuais e até mesmo a publicação de “textões”. No entanto, enquanto a rede fervia aqui no Brasil, o Facebook já se estabelecia em outras regiões do mundo.

Com a popularização da rede social de Mark Zuckerberg, em 2014 o Google anunciou o fim do Orkut. Hoje, o Facebook ainda se mantém como uma das redes sociais mais populares.

NETFLIX

No Brasil, ela só se popularizou há alguns anos. Mas, nos Estados Unidos, a Netflix existe desde 1997. Muito diferente do que é hoje, a empresa começou seus serviços por meio do envio de DVDs por correio. Isso mesmo. As pessoas locavam os títulos por meio de um site e a empresa os entregava no conforto de suas casas.

Foi com o surgimento da Amazon Video, que a Netflix decidiu também inovar e criar o seu serviço de streaming. Hoje, já está presente em mais de 190 países.

PEDIR UM CARRO

Se hoje tudo funciona de forma simples usando o próprio celular, há 10 anos, pra pedir um carro, era só na base da mãozinha gritando “Táxi!” ou por telefone, sem ter ideia de quanto tempo o motorista demoraria para chegar. As coisas mudaram graças a aplicativos de celular como Uber, 99 Táxi e Cabify, que permitem viagens econômicas e mais seguras – já que todo o trajeto é rastreado pela central das empresas.

ACESSO À INTERNET

Há dez anos, a internet residencial ainda não tinha a força de hoje, já que só correspondia a 45% dos usuários de internet no Brasil. O restante deles você poderia encontrar facilmente em lan houses espalhadas por diversos lugares. Hoje, ter que ir até um lugar e pagar por hora para atualizar suas redes sociais, jamais!

CELULARES

Os celulares estão entre os aparelhos que mais evoluem. Afinal, quem imaginaria que aqueles “tijolinhos” se transformariam em ferramentas multifuncionais?

Em 2009, aparelhos como BlackBerry 8520, Sony Ericsson X10 e HTC Hero já abriam espaço para os smartphones dominarem o futuro.

IPHONE

O iPhone 3GS foi um dos grandes lançamentos de 2009. Mesmo que não apresentasse muitas mudanças comparado ao seu antecessor, iPhone 3G, ele melhorou aspectos fundamentais, como o processador, a câmera, o armazenamento interno e o lançamento do controle por voz.

Já sabemos que a Apple não parou por aí. Ao longo desses 10 anos, cada vez mais os modelos evoluíram, tornando a marca referência no desenvolvimento de smartphones.

ENVIO DE MENSAGENS DE TEXTO

Queria mandar uma mensagem para um amigo, mas o pacote SMS acabou? O jeito era correr pra casa, abrir o PC, e se logar no Windows Live Messenger. Ou, como melhor conhecemos, o MSN, uma das maiores formas de comunicação da última década.

Após 10 anos, tudo se resume a um aplicativo que não só o permite enviar mensagens de texto, como também áudios, fotos, vídeos e ainda fazer ligações: o WhatsApp.

Faltou alguma coisa? Conta pra gente nos comentários.