Conheça o conceito eVTOL: o carro voador da Embraer

Em 2017 a Uber começou uma empreitada para ampliar seus serviços. Se tratava de uma parceria com a Embraer. No começo desse ano, as coisas tomaram forma. Foi então anunciado o eVTOL: carro voador elétrico da empresa brasileira.

O protótipo conta com duas asas – cada uma tem 8 hélices pequenas. Além disso, o elétrico temdois propulsores horizontais, que ficam em sua traseira. O veículo reúne a aparência de um SUV à de um helicóptero. Inicialmente, o controle será responsabilidade de humanos. No futuro, entretanto, ele será autônomo. O “carro voador” comportará 4 pessoas e um piloto. Por fim, o projeto foi pensado para ser acessível a pessoas com cadeiras de rodas.

INSIGHT

Segundo a Embraer X (subsidiária da empresa brasileira), o eVTOL sofreu mudanças em seu design após uma bateria de testes e simulações. A empresa busca otimizar seu veículo para o ambiente urbano, a fim de garantir uma maior confiabilidade em seu produto.

O chamado carro voador tem o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, com o foco na alta confiabilidade, baixos custos de operação e autonomia. Além disso, uma das coisas mais frisadas pela empresa é que o veículo terá ruídos baixos e um funcionamento totalmente elétrico.

INSPIRAÇÃO

O diretor de engenharia de aviação da Uber, Mark Moore, exalta o trabalho da empresa brasileira em um evento da Uber: “A equipe da Embraer se concentrou na experiência do cliente em seu mais recente conceito de veículo aéreo, utilizando redundâncias de sistemas para alcançar os mais altos níveis de segurança, ao mesmo tempo em que o sistema propulsor de oito rotores gera sustentação ao longo de toda sua extensão e emite baixo ruído”.

A intenção da Uber é lançar o serviço Uber Air em 2023. Apesar do veículo estar em fases de testes, não há uma data oficial para o início de sua circulação pelos céus das principais cidades do mundo.