Congresso apresenta inovações à indústria

O evento

Buscando aperfeiçoar a eficiência nas indústrias, as melhores ideias do setor foram apresentadas no 7º Congresso Brasileiro de Inovação, em São Paulo, no mês de Junho. Mesmo com a crise no ambiente macroeconômico e político, os empresários buscam, cada vez mais, a evolução das tecnologias neste meio.

Uma das novidades presentes no evento foi o robô autônomo. Ele faz a inspeção de manutenção preventiva em dutos de gás e óleo de grande profundidade. Essa tecnologia foi desenvolvida pelo Senai para a exploração do pré-sal no Brasil.

Benefício

O robô autônomo tem como vantagem a redução no custo de operação. O projeto vale de 3% a 5% do valor do serviço tradicional, que é feito por navios e avaliado em US$ 100 mil por dia. O outro bônus desse tipo de tecnologia é que o trabalhador não fica exposto a nenhum risco, além de reduzir o número de vazamentos.

Inovações desse tipo na indústria são importantes. Especialistas afirmam que o Brasil precisa apostar mais no setor, já que a participação dele no PIB (Produto Interno Bruto) era de 22% há quase 20 anos atrás, enquanto no ano passado, atingiu apenas 11,4%.

Mesmo com a queda, a indústria é responsável por dois terços do investimento em pesquisa feito no Brasil. Gradualmente, a inovação do setor será de fundamental importância no futuro dos empresários e trabalhadores do ramo, já que facilitará o custo e a mão de obra no geral.