Como motivar os seus funcionários de forma barata e eficaz?

O começo do ano é um período decisivo. Acima de tudo, é o momento de motivar e trilhar as metas para um período de trabalho. Para garantir bons resultados, é preciso garantir uma performance a altura, mantendo sua equipe engajada e atenta aos objetivos.

Mas como fazer isso? Simples, por meio de incentivos. Primeiramente, você pode estar imaginando que isso é inviável. Afinal, durante uma época de crise econômica, obter receita para incentivar uma equipe é uma tarefa impossível. Entretanto, de acordo a Esmeralda Queiroz, consultora do Sebrae de São Paulo, é possível garantir incentivos de forma barata e eficaz.

“Os incentivos não são apenas premiações e bônus, como costuma passar pela cabeça das pessoas. Dinheiro é relevante sim, mas não é a única forma de estimular”, explica. Para ela, o segredo é simples: deixe os funcionários felizes. Sendo assim, guarde o receito de ter que gastar rios de dinheiro e veja algumas dicas eficazes de como fazer isso.

Dê um propósito à sua equipe

Mostre aos seus funcionários que o trabalho deles é importante. Isso dá a consciência de que suas atividades afetam outras áreas e desperta a sensação de que trabalham para uma causa maior.

Estimule uma boa relação com os seus funcionários

Não chame seus funcionários apenas para dar broncas ou más notícias. Quando ver um bom trabalho, elogie. Faça reuniões para falar dos bons resultados. Mostre que se importa mesmo com as pequenas conquistas. Essa atitude melhorará significativamente o clima da empresa.

Conheça os seus funcionários

Para estimular uma equipe, é preciso saber as preferências de cada funcionário. Por isso, converse com cada um. Descubra o que o anima, o que o incomoda e o que espera para o futuro.

Faça parcerias com estabelecimentos próximos

Essa é uma estratégia adotada por muitas empresas exatamente por não sair muito caro. Procure academias, restaurantes e escolas próximas e feche parcerias que possam oferecer descontos. Seus funcionários ficarão felizes e o outro negócio poderá atrair e fidelizar mais clientes.

Transforme o ambiente de trabalho em um lugar agradável

Muitos lugares ainda insistem na ideia de que o ambiente de trabalho deve ser frio e formal. Mas fica a dica: essa é uma ideia mais do que retrograda. As pessoas não se encaixam mais nesse formato e, consequentemente, não garantem o seu melhor desempenho. Um lugar agradável que dê liberdade para funcionários decorarem suas mesas, usarem roupas mais casuais é mais que bem-vindo.

Isso não significa que tudo será uma bagunça. Adapte essa ideia a realidade da usa empresa. E, caso seja necessário o uso de roupas sociais, procure meios de criar um pequeno espaço do local para relaxar e tomar café. Essa é uma ótima válvula de escape nessas situações e levará alegria aos funcionários.