Como evitar o estresse no trabalho

As palavras trabalho e estresse são constantemente associadas. Mas não precisa ser assim. É quase utópico pensar em um emprego em que não haja um pouco de nervosismo. Entretanto, é possível fazer parte de um ambiente que não seja tóxico.

Antes de saber como evitar o estresse, acima de tudo, é necessário saber como identificar sua presença. A tensão pode se manifestar de diversas maneiras. Os principais sintomas físicos são: dores no peito, queda de imunidade, redução de libido, dores de cabeça e musculares.

Da mesma forma, os sintomas cognitivos e emocionais são bem evidentes. Eles são: agitação, problemas de memória, melancolia, ansiedade, depressão, alterações de humor e instabilidade emocional.

Segundo a psicóloga Aline Damascena: “o estresse pode ser causado por diversos fatores, como a falta de flexibilidade da empresa, poucos recursos e demandas altíssimas. Ela diz que a empresa deve refletir sobre seu próprio ambiente, mas quando o empregador não toma nenhuma providência, o trabalhador pode tomar pequenas atitudes para aliviar os problemas”.  Algumas delas são:

Separar o trabalho e vida social

Apesar de parecer difícil, quanto mais distante os assuntos do emprego ficarem do universo pessoal, melhor será a saúde mental da pessoa. “Saber separar as questões do trabalho com a vida pessoal é essencial para evitar o estresse além do horário comercial” conta a psicóloga.

Conheça seus limites

“Conhecer seus limites no trabalho, é importante para não chegar à exaustão física e mental”, afirma. Além disso, a psicóloga recomenda que a pessoa programe pausas entre as suas atividades e que respeite seus momentos de descanso.

Exercícios físicos

Também é indicado que sejam praticadas atividades físicas para ajudar a liberar a tensão. “No caso de pessoas que possuem um tempo mais acirrado durante o dia, é interessante aderir alguns exercícios de ginástica laboral”, indica.

O ambiente de trabalho

Primeiramente, o ambiente que a pessoa está introduzida é o principal fator para o mal. “Acho que um dos principais meios de evitar é a reflexão sobre o lugar que a pessoa está inserida. O quanto o estresse está afetando sua vida e se é viável continuar lá” finaliza a psicóloga Aline Damascena.

Terapia

Além de tudo isso, a terapia pode ajudar. Sessões regulares em psicólogos são essencial para ajudar a solucionar os problemas.