Chip de comunicação entre veículos

O PROJETO

A Qualcomm desenvolveu um chip que tem o objetivo de aumentar a segurança no trânsito, com o auxílio de uma tecnologia nova. Um chip que promove a comunicação de um carro para outro, e, além disso, de um carro para a estrutura urbana. Todos os perigos e obstáculos que surgem podem ser avisados com antecedência para que o motorista faça algo em direção à solução do mesmo.

CONEXÃO

Para que tudo possa funcionar, a conexão 4G é fundamental. Futuras redes 5G complementam o processo. O uso de espectro de 5,9 GHz, exclusivo para conexões de curtas distâncias, fará com que o uso de redes de operadoras seja desnecessário.

REAÇÃO DO MERCADO

A nova tecnologia foi vista com ótimos olhos por algumas empresas do setor automotivo. O PSA Group – dono da Peugeot e da Citroen, assim como a Audi, já se mostraram intencionadas a experimentar o chip. Os testes devem começar no final de 2018. Isso indicaria a chegada nas linhas de montagens antes do ano de 2019.

V2X

A comunicação V2X – Vehicle to everything – chega para aumentar a confiabilidade entre veículos. É nessa tecnologia que o chip se baseia. E, embora os carros autônomos já fossem considerados mais seguros, essa segurança tende a se potencializar.

SEGURANÇA

Na prática, acidentes e outras emergências, assim como congestionamentos, devem ser avisados, uma vez localizados no percurso. Assim, os carros podem ser direcionados. O chip pode ser usado, também, por ambulâncias e viaturas para avisarem sua presença no trânsito, fazendo com que outros automóveis abram espaço para passagem.