Calibragem com nitrogênio

Você sabe o que está entrando no seu pneu quando você para em um posto para calibrar? A mistura que chamamos popularmente de “ar” é composta por alguns elementos químicos: nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono, vapor de água, e uma série de gases nobres, como hélio, metano e xenônio (sim, o mesmo gás usado nas lâmpadas de alguns carros). Cada um destes elementos possuem características próprias e respondem de diferentes formas quando expostos à diferentes temperaturas. E são essas reações, entre outras coisas, que fazem o pneu murchar com o tempo.

Com o mínimo de cuidado, verificando o pneu de tempos em tempos, essa perda de pressão não afeta o funcionamento do veículo. Porém, em outras situações, como no mundo do automobilismo, uma pequena diferença de pressão pode acabar com uma corrida. É por isso que os pneus de carros de corrida são preenchidos com gases mais estáveis, como o nitrogênio. O nitrogênio é um gás inerte, ou seja, não sofre alterações causadas pela temperatura.

Assim como outras tecnologias do automobilismo (espelho retrovisor, freio a disco, paddle shift, etc), não demorou para essa técnica ser adaptada para os veículos de passeio. Porém, os benefícios observados foram outros. À longo prazo, como o pneu sofre menos dilatações, ele também desgasta menos. Outra vantagem é esse gás não causa oxidação dos materiais que estão diretamente relacionados com o pneu: borracha e metal da roda. Ainda assim, o ar externo causará a oxidação. Por isso, colocando na balança, a verdade é que, para carros comuns, o uso do nitrogênio não faz tanta diferença. Enquanto, geralmente, não se paga nada para calibrar o pneu, o uso exclusivamente do nitrogênio custa cerca de R$ 3 a R$ 8 por pneu (vale lembrar que é necessário esvaziar completamente o pneu antes desse procedimento).

Para finalizar, se você é daqueles apaixonados por seu carro, que não se incomoda em gastar para ter cada parte do veículo aperfeiçoada, invista na calibragem com nitrogênio e seja feliz! Agora, se você é daqueles que lava o carro duas vezes por ano e não se incomoda com arranhões e amassadinhos, continue calibrando de graça em qualquer posto de gasolina.