Bem-vindo à monetização de dados

A conectividade de veículos é uma realidade atual da indústria automobilística. Nos últimos três anos, os carros conectados na estrada atingiram um número de 5,5 milhões. E cada um deles gera 25 gb, pelo menos, em um dia.

Tanto fatores internos ao veículo quanto externos são possibilitados por um sistema Big Data, que deve trazer oportunidades reais ao setor. Isso deve ser usado pelos fabricantes como forma de trazer mais segurança. Entretanto, o relacionamento com o cliente e o momento pós-venda, este mais relacionado com faturamento, também devem ser favorecidos.

O faturamento da indústria automotiva se dá por duas atividades: 80% vem de vendas e 20% de serviços de manutenção – o famoso aftermarket. A crescente aceitação e demanda por carros conectados e semi-autônomos deve gerar uma terceira atividade, que atualmente é nomeada de Monetização de Dados.

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Essa nova prática terá como foco todos os aspectos ligados à mobilidade: novos aplicativos, compartilhamento de carros, monitoramento e diagnósticos remotos, navegação mais precisa em tempo real, e até formas de entretenimento. Analistas consideram tudo isso como um segmento à parte e que pode trazer US$ 1 trilhão nos próximos 10 anos.

Outros setores de telecomunicações também ganham com esse desenvolvimento, assim como companhias de seguro, locadoras de carros e outros negócios relacionados ao mundo automotivo. Todos devem querem conquistar seu espaço.