As capitais com mais carros por habitante

O carro é um dos principais itens de desejo do consumidor brasileiro. Prova disso é que as frotas de veículos crescem consideravelmente nas principais capitais do país. Outro reflexo desse número é, claro, o trânsito. São Paulo, por exemplo, já ultrapassou oito milhões de veículos. Mas, ainda assim, a capital paulista não é a líder do ranking das cidades com mais carros por habitante. Confira agora quais são as cinco cidades no Brasil com maior número de automóveis em suas ruas:

  1. Curitiba

Reconhecida por incentivar o transporte público nos anos passados, hoje, a capital do Paraná sofre com o alto número de carros em suas vias. Lá, existe 1 carro para 1,8 habitantes. Com a maior média nacional, as autoridades sabem que se a frota continuar crescendo a cidade pode, literalmente, parar.

  1. Belo Horizonte

Com a média de 1 veículo para 2,1 habitantes, a capital mineira tem velocidade média de 18 km/h na região central durante os horários de pico. A cidade, planejada em 1894, hoje mostra falta de estrutura para receber inovações no transporte público – uma das reclamações mais recorrentes da população. Agora, a prefeitura estuda implantar trens e BRTs.

  1. Florianópolis

Duas horas para percorrer um trajeto de 30 km. Muitas vezes, é isso que acontece em Florianópolis quando se deseja atravessar a ponte para o continente. Com 1 carro para 2,2 habitantes, a cidade que normalmente já sofre com o trânsito observa uma piora no fluxo de veículos em período de alta temporada. Nessa época, o número de pessoas na ilha salta de 500 mil para até 2 milhões de pessoas.

ranking-das-capitais-com-mais-carros-no-brasil

  1. São Paulo

Assim como Florianópolis, São Paulo também conta com 1 carro para 2,2 habitantes. Na maior cidade do Brasil, o trânsito chega a ser icônico. Por isso mesmo, a cidade se destaca em soluções alternativas de transporte, como o compartilhamento de carros. Já quanto ao transporte público, recentemente a população paulista presenciou uma série de melhorias, como faixas exclusivas para ônibus e novas ciclovias.

  1. Goiânia

Na capital de Goiás, a circulação de veículos aumento em 300% nos últimos anos, chegando a 1 carro  para cada 2,5 habitantes. Hoje, o trânsito aparece como umas das principais preocupações para a população de lá.  Agora, a prefeitura está investindo em faixas de ônibus e novos acessos para carros.