Os segredos do sucesso de Elon Musk

Surpreendentemente, aos 47 anos, ele já acumula uma fortuna de 18,5 bilhões de dólares (março 2018). Ao mesmo tempo empreendedor, filantropo e visionário, Elon Musk é mundialmente conhecido por ser CEO de uma das mais modernas e renomadas empresas automotivas do mundo: a Tesla Motors. Como se não bastasse, Musk também é fundador, CEO e CTO da SpaceX; vice-presidente da OpenAl; e, entre outros, co-fundador e presidente da SolarCity, subsidiária da Tesla.

Além de ser considerado por muitos um exemplo de sucesso, ele tem muito a ensinar para qualquer um que deseja ser um empreendedor ou um funcionário inovador. Para entender como Musk conseguiu alcançar tal patamar, pesquisamos as dez táticas que ele guardou consigo para se imortalizar no mundo dos negócios.

 

1)      Leia cada vez mais

Por certo você já deve ter ouvido isso em algum lugar. Entretanto, Musk não só ouviu, mas também colocou em prática de um jeito único. Em uma entrevista, o empresário afirmou ter lido a Enciclopédia Britânica inteira quando tinha apenas nove anos. Além disso, também explicou que os livros tiveram um papel crucial em sua vida, a ponto de sentir que foi criado por eles. “Eu fui criado por livros. Primeiro por livros, depois por meus pais”.

 

2)      Arrisque-se enquanto ainda é jovem

Mesmo que não exista uma idade certa para empreender, quanto mais jovem, melhor. “Suas obrigações aumentam à medida em que você envelhece”, diz Musk. “Por isso, arrisque agora, tome uma atitude ousada. Você não vai se arrepender.” Vale lembrar que ele mesmo começou cedo. Primordialmente, aos 11 anos, criou o seu próprio jogo de videogame. Mais tarde este foi vendido para uma empresa por 500 dólares.

 

3)      Vença o cansaço

A vida de Musk sempre foi movida por prioridades. Em muitos momentos, ele já chegou a trabalhar mais de 100 horas semanais para alcançar os seus objetivos. É claro que isso vai muito além da média de 40 horas. Inclusive, não estamos dizendo para seguir essa ideia. Mas vale a pena lembrar que muitas vezes é preciso ir além e sacrificar algo para alcançar o seu potencial máximo.

 

4)      Pare de reclamar. Crie!

Quantas vezes reclamamos de algo e não fazemos nada para mudar isso? Mais uma vez, Musk foi além desta estatística e criou uma solução para um problema simples que o incomodava: o trânsito. Em dezembro de 2016 o empresário fundou a The Boring Company, iniciativa que visa diminuir os congestionamentos ao criar sistemas de túneis.

 

5)  Ame as pessoas envolvidas no seu trabalho como se fossem da família

Nenhuma ideia evolui sozinha. Em muitos casos, inclusive, elas dependem do público consumidor para isso. Para criar uma relação com ele, Musk decidiu utilizar o Twitter para publicar mensagens de agradecimento. O resultado: uma interação simples, orgânica e eficaz.  

 

 

6)      Crie tendências ao invés de simplesmente segui-las

Tornar-se viral não é algo que acontece por acidente. Musk percebeu isso bem cedo. Para se destacar, é preciso estar um passo adiante. Companhias bem-sucedidas vão além ao criar inovações. Jonny Videl, CEO e fundador da Viral Contest Marketing, explica: “Seguir tendências é só uma medida que muitos colocam em prática. Destaque-se ao focar naquilo que o torna único em vez de seguir os outros”.

 

 

7)      Construa um círculo de feedback

Sobre isso Musk é claro: “É muito importante ter um círculo de feedback, assim você pensa constantemente sobre o que fez e como pode melhorar. Eu acho que este é o melhor conselho: pense regularmente sobre como poderia estar fazendo seu trabalho melhor e questione a si mesmo”.

 

 

8)      Não invista tudo em propaganda

Uma das principais estratégias de Musk é não desperdiçar recursos com marketing. Por exemplo, ao contrário do que muitos acham, para o empresário, a melhor forma de chamar a atenção do público é focar em produtos de alta qualidade e inovação. Ao criar esse ponto de vista, o sucesso é apenas uma consequência.

 

 

9)      Encontre algo de bom no que faz

Você não precisa sair por aí “salvando o mundo”. Mas, procurar uma causa positiva no seu trabalho será o suficiente para aumentar sua motivação. “Se você fizer algo de alto valor para as pessoas – pode ser um jogo ou um leve incremento no sistema de compartilhamento de fotos – algo que beneficie um grande número de pessoas, já está ótimo. As coisas não precisam mudar o mundo para serem boas.”

 

 

10)   Planeje o sucesso e esteja preparado para falhar

De fato, nem sempre acertamos em todos os nossos investimentos. Por outro lado, como Musk mesmo diz, “se algo é importante o suficiente, você deve tentar mesmo que fracasse.” Quando possuímos um plano B, é muito mais fácil se recuperar do fracasso.