A implantação da sustentabilidade nas empresas

Conforme a importância da sustentabilidade ganha força no mundo, as empresas começam a implantar medidas para se adequar a este novo momento global. Com mais de 60 anos de atuação no mercado automotivo de reposição, a Nakata é uma das marcas que está abraçando o sustentável no seu processo de fabricação, além de estar implantando outros tipos de melhorias em diversas partes da organização.

Confira abaixo como a Nakata está se adaptando à sustentabilidade, desde a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos em sua fábrica até os projetos de otimização de processos industriais.

 

1. Como a sustentabilidade é utilizada no processo de fabricação?

 

R: A sustentabilidade é aplicada nos diversos processos de nossa fabricação de amortecedores na planta de Diadema, desde a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, o envio de material para reciclagem (plástico, papel, metal, vidro), através de reuso/reaproveitamento de água de tanques de enxágue no lavador de gases (cromação), substituição de lâmpadas fluorescentes por LED, envio de resíduos sólidos para co-processamento, redução do envio de resíduos sólidos para aterro sanitário, controle de indicadores (consumo de água e energia elétrica).

2. Existem projetos de sustentabilidade dentro das fábricas (ex: reciclagem, usar água de reuso, entre outros)? E nas outras áreas?

R: Colocamos outros projetos de otimização de processos industriais, como a implantação de novas tecnologias de pintura de peças, através da nanotecnologia, que contribuem para a minimização da geração de resíduos sólidos e efluentes industriais. Além disso, temos uma série de iniciativas de incentivo do uso racional e/ou de economia do consumo de recursos naturais.

3. Para o futuro existem planos de aumentar o uso da sustentabilidade nas fábricas ou em outras áreas da empresa?

R: Em nosso plano diretor e estratégico, contemplamos investir em novas tecnologias mais limpas, diminuindo a geração de efluentes e resíduos e o uso dos recursos naturais. Também implementamos na fábrica a metodologia Lean Manufacturing, com a qual realizaremos “Kaizens” de melhoria contínua com foco em Sustentabilidade.

4. A empresa tem essa posição a nível global?

R: Sim. A nossa empresa possui e incentiva estratégias contínuas para garantir a Sustentabilidade, englobando nessa diretriz todas as unidades da Nakata.