A gamificação dos carros

Você sabia que era possível inserir um game em um painel?

Gamificação é um termo técnico usado para demonstrar como mecânicas e dinâmicas de jogos estão sendo usadas para nos ajudar a resolver problemas e melhorar o aprendizado em diversas áreas de nossa vida. Além disso, também serve para despertar a curiosidade das pessoas. Foi exatamente isso que a montadora russa GAZ fez. A fabricante de veículos comerciais leves, como vans, micro-ônibus e picapes, equipou um dos seus modelos, o GAZelle Next, com o Tetris, jogo russo criado por Alexey Pajitnov em 1984 que revolucionou o mundo dos videogames portáteis.

Apenas isso já seria interessante, porém, a fabricante russa decidiu deixar as coisas um pouco mais complicadas. Para acessar o jogo, é necessário realizar uma série de ações: ligar a ignição, pressionar o indicador direito do painel três vezes, acender o farol alto duas vezes e pisar na embreagem por cinco vezes.

Mas o que era para ser uma surpresa acabou sendo revelado antes da hora, já que um funcionário da GAZ vazou um vídeo mostrando o passo-a-passo para desbloquear o Tetris Secreto. Confira:

A assessoria da marca confirmou a brincadeira, e afirmou que o jogo serve para testar o display e verificar o funcionamento adequado do hardware. “O jogo, no qual as peças geométricas se movem ao redor da tela, permite precisão máxima e rápida para verificar o funcionamento do processador e a operação de todas as zonas de exibição do computador de bordo”.

Em comunicado oficial, a GAZ também lembrou que é impossível executar o jogo enquanto o carro está em movimento. Ainda assim, o Tetris Secreto é uma ótima opção para aqueles dias de trânsito pesado.