7 tendências no varejo para 2020

tendências de verejo

Uma nova década se inicia agora em 2020 e nada melhor que começar essa nova etapa por dentro das tendências do varejo. Um conteúdo divulgado pela Petit Papillon Bebê & Criança, varejista de produtos infantis, mostra o que o próximo ano irá nos reservar, veja aqui.

1. Entregas no mesmo dia

Nos grandes centros urbanos, foi-se a época onde demoravam dias para que a entrega de produtos, comprados on-line, seja realizada. Devido a necessidade de prazos cada vez mais curtos, os clientes buscam soluções mais rápidas, como entregas no mesmo dia.

A americana Amazon lançou um serviço chamado Prime Air, onde os produtos podem ser entregues em até 30 minutos, via drone. O serviço, que funciona em apenas alguns casos, está em fases de testes e tem um futuro promissor no setor.

2. Personalização

A personalização de produtos é outra tendência para 2020. Isso já ocorre na indústria da moda, mas também está começando a marcar território no ramo de eletrônicos. A vantagem dessa promessa é oferecer itens exclusivos para clientes.

3. Compras nas mídias sociais

Apesar de não ser novidade, comprar dentro das redes sociais vai continuar crescendo no próximo ano. Em 2019, as postagens e stories comerciais do Instagram cresceram e trouxeram retorno financeiro para as empresas.

Uma grande parcela dos consumidores estão engajados nas redes sociais. As mais populares, Facebook e Instagram, possuem um grande fluxo de usuários, o que gera a possibilidade de efetuar compras pela própria rede social.

4. Realidade aumentada

A realidade aumentada (RA) já é uma realidade, mais comum em jogos eletrônicos. No comércio ela está dando os primeiros passos, com o QR Code e ações publicitárias. Portanto, a RA pode ser utilizada para obter mais informações sobre um determinado produto e até descobrir itens semelhantes, tudo para melhorar a experiência de compra.

5. Omnichannel

O omnichannel é uma maneira de unir os consumidores on-line e off-line, com o intuito de garantir uma experiência de compra mais agradável – tudo sobre omnichannel é mais bem explicado nesse post. Da mesma forma que essa categoria já era tendência em 2019, ela continua como uma força total em 2020.

6. Pesquisa visual

A pesquisa visual é praticamente uma extensão da realidade aumentada. Essa tendência foi criada para facilitar a vida do consumidor. Acima de tudo ela é ideal para comparar preços e buscar por produtos semelhantes em várias lojas.

Esse recurso já é utilizado. Aplicativos como Google Lens e Lens do Pinterest tem a função de fazer uma pesquisa visual tanto para produtos, quanto para usos diários, como identificar espécie de plantas e animais.

7.Ética e valores

As questões éticas são cada vez mais exigidas pelos clientes. Primeiramente, a transparência genuína e uma posição clara a respeito de questões éticas são fundamentais, tanto para atrair clientes, quanto para fidelizar eles.