7 tendências para o varejo em 2020

tendências de verejo

Uma nova década se inicia em 2020. E nada melhor do que começar essa nova etapa com uma visão privilegiada a atenta das tendências do varejo. Um conteúdo divulgado pela Petit Papillon Bebê & Criança – varejista de produtos infantis – mostra o que o próximo ano irá nos reservar. Veja aqui:

1. Entregas no mesmo dia

Nos grandes centros urbanos, foi-se a época em que demoravam dias para que a entrega de produtos comprados on-line fosse realizada. Devido à necessidade de prazos cada vez mais curtos, os clientes buscam soluções mais rápidas.

A americana Amazon lançou um serviço chamado Prime Air. Nele, os produtos podem ser entregues em até 30 minutos, via drone. A ferramenta, que funciona em apenas alguns casos, está em fases de testes e tem um futuro promissor no setor.

2. Personalização

A personalização de produtos é outra tendência para 2020. Isso já ocorre na indústria da moda, mas também se vê nascendo no ramo de eletrônicos. A vantagem dessa parte do produto, é a exclusividade e geração de identidade para os clientes.

3. Compras nas mídias sociais

Apesar de não ser novidade, as compras dentro das redes sociais vão continuar crescendo no próximo ano. Em 2019, as postagens e stories comerciais do Instagram trouxeram um enorme retorno financeiro para as empresas.

Uma grande parcela dos consumidores estão engajados nas redes sociais. As mais populares, Facebook e Instagram, possuem um grande fluxo de usuários. Isso gera a possibilidade de efetuar compras pela própria rede social.

4. Realidade aumentada

A realidade aumentada (RA) já é fato consumado, sendo mais comum em jogos eletrônicos. No comércio, ela dá seus primeiros passos – com o QR Code e ações publicitárias. Mais adiante, a RA pode ser utilizada para obtenção de mais informações sobre determinado produto, e até mesmo para descoberta de itens semelhantes. Tudo para melhorar a experiência de compra.

5. Omnichannel

O omnichannel é uma ferramenta que une os consumidores on-line e off-line, com o intuito de garantir uma experiência de compra mais agradável – tudo sobre omnichannel é mais bem explicado nesse post. Da mesma forma que essa categoria já era tendência em 2019, ela continua com força total em 2020.

6. Pesquisa visual

A pesquisa visual é praticamente uma extensão da realidade aumentada. Essa tendência gira em torno de uma criação que veio facilitar a vida do consumidor. Acima de tudo, ela é ideal para comparação de preços e busca por produtos semelhantes em várias lojas.

Esse recurso já é utilizado em alguns lugares. Aplicativos como Google Lens e Lens do Pinterest tem a função de fazer uma pesquisa visual tanto para produtos, quanto para usos diários, como identificar espécie de plantas e animais.

7.Ética e valores

As questões éticas são cada vez mais exigidas pelos clientes. Primeiramente, a transparência genuína e uma posição clara a respeito de questões éticas são fundamentais. Tanto para atrair clientes, quanto para fidelizar.