5 aplicativos que aumentam a mobilidade automotiva nas cidades

 

Viver em centros urbanos não é fácil. O enorme fluxo de carros e pessoas tornam a locomoção lenta e conturbada, em diversos casos. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba são exemplos de cidades que criam esse contexto para a população.

Os aplicativos têm o poder de mudar um pouco esse panorama. Não. Não estamos falando que os problemas somem e é aberto um caminho para o carro passar livremente pela avenida quando o trânsito resolve dar as caras. Mas as possibilidades se ampliam.

Vamos imaginar uma cena. 8 da manhã. A pessoa está indo para o trabalho. Corre para a estação para pegar sua condução que está 10 minutos atrasada. Quando finalmente entra no ônibus, ao cruzar a avenida, percebe que o congestionamento vai aumentar o atraso para, no mínimo 15 minutos. Reza para que a demora se atenha à esses números. No final das contas, 1 hora de delay.

Vamos mudar um pouco. Imagine, dessa vez, um trabalhador que possua um meio de locomoção próprio. Um carro.  Acorda no mesmo horário de todos os dias. Se dirige ao seu local de trabalho. Pelo caminho que já sabe de cor. Ao chegar próximo do seu escritório, um trânsito descomunal. 2 minutos se transformam em 15. O indivíduo pensa: “Se eu pelo menos conhecesse alguma rota alternativa, meu problema estava resolvido”. Ao chegar no trabalho, perde a reunião.

Não. Essas situações não são nada incomuns. Elas existem faz tempo. Mas foi a visualização desses problemas que se uniu com a visão de alguns empreendedores e deram origem à plataformas que buscam melhorar a dinâmica de locomoção nas cidades.

Acompanhe abaixo 8 aplicativos que são capazes de auxiliar no fator mobilidade das grandes cidades:

WAZE

________

Ah, já sei o que você vai pensar. Esse todo mundo já conhece faz tempo. O que não deixa de ser um pensamento válido. Agora, o interessante aqui é que suas funções vão além do que simplesmente te dizer como chegar aonde você tanto quer ir.

O Waze é capaz de te falar muito mais coisa. Aliás, o Waze não…Se déssemos essa moral toda para ele estaríamos sendo injustos. As pessoas. Sim, elas têm mais poder que ele. As pessoas são capazes de mostrar aonde estão os restaurantes, museus, bares, baladas, etc que você quer visitar. Além disso, elas garantem que você não se atrapalhe pelas ruas por aí. Avisos de buracos, vias em obra, e diversos inconvenientes complementam a ajuda de uns para outros. Isso porque a plataforma é interativa.

Sim, acontecem diversas situações chatas. Por exemplo: você pode estar passando por uma via e o WAZE notificar que há um buraco em alguns metros. Ao concretamente chegar no ponto, você pode muito bem verificar que não tem nada ali. Existem muito engraçadinhos.

Enfim, a utilidade do aplicativo é extensa. Não é à toa que ele conquistou você, seu irmão, sua mãe e sua avó. Perigo: criar dependência.

[disponível para Android e iOS]

 

GOOGLE MAPS

______________

Parecido com o WAZE. Oferece um feature bem legal que o WAZE não oferece. Mas, ao mesmo tempo, deixa devendo muitos outros. A função chave é praticamente a mesma: desvendar trajetos para você.

O GOOGLE MAPS possui uma característica interessante: o Street View. Lá da época do GOOGLE MAPS versão PC. Lembra? Você consegue visualizar a fachada do local. Para saber se é lá mesmo que você pretender ir. Bem legal.

Para quem não sabe, a Google adquiriu o WAZE há algum tempo. Quanto custou? R$ 1,1 bi de dólares. Com esse custo, o GOOGLE MAPS não ousaria competir com o WAZE na sua totalidade.

[disponível apenas para Android]

 

 

EASY CARROS

______________

Precisa lavar o carro? Precisa né. Fala a verdade. Não lavou ainda por quê? Preguiça? Sem dinheiro? Está sem tempo? É o tempo né. Sabia que era o tempo…

Porque eu estou falando isso? Simples. Porque essa plataforma se baseia em um dos principais motivos que faz com que um indivíduo que está com o carro sujo não o lave. Isso mesmo. Lavar o carro não é algo tão rápido. Não dá para virar para o seu chefe e falar “Cláudio, vou dar uma saidinha e já volto. Só vou lavar meu carro. Qualquer coisa me liga.” – Não é tão simples assim.

Lavagem à domicílio. É essa a ideia do Easy Carros. Você agenda sua lavagem, a pessoa vai lá na sua casa – não precisa nem tirar o veículo da garagem – e deixa seu automóvel brilhando. Óbvio que o preço aumenta um pouquinho, pela conveniência. Mas se programar certinho, o seu tempo rende mais.

[disponível para Android e iOS]

 

ECONOFLEX

______________

Whisky ou água de coco? Suco ou refrigerante? Álcool ou gasolina? Ignore as duas primeiras perguntas. Elas servem apenas de exemplo. São dúvidas que temos no dia a dia. Principalmente se você possui um carro flex.

Com o preço do combustível oscilando constantemente no Brasil, ver o que compensa ou não, pode quebrar um galho para os motoristas. É nesse jogo que o EconoFlex entra. Colocando o preço da gasolina e selecionando o posto que você mais gosta, ele te diz o preço inicial para o etanol começar a valer a pena.

Mas por que esse aplicativo gera mobilidade? Talvez não fique muito claro mesmo. Mas o fato de você poder ver o preço da gasolina no seu celular já evita por si só que você tenha que ir até o posto. Menos um carro nas ruas.

[disponível apenas para Android]

 

FUELIO

______________

Se você gosta de cuidar do seu carro, esse aplicativo tem muito em comum com você. Um verdadeiro companheiro na hora de gerenciar seus gastos, revisões, trocas de óleo, etc.

Tudo bem mapeado e organizado à sua disposição. É essa a ajuda que você ganha ao baixá-lo. Ideal para quem gosta de controlar seus prazos, e ter a garantia de estar fazendo um bom negócio.

[disponível apenas para Android]