1º bimestre não empolga setor automotivo

Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de emplacamentos de veículos leves, caminhões e ônibus, encolheu em 6,4% no primeiro bimestre de 2017 em comparação com o mesmo período no ano passado. No total, foram emplacadas 282,8 mil unidades. Esse número é um reflexo de que a esperança de retomada nas vendas de automóveis não se concretizou.

Ainda de acordo com a entidade, em fevereiro, as vendas somaram 135,6 mil veículos, com queda de 7,8% na comparação com janeiro e de 7,6% sobre o registrado há um ano. Somente entre os leves, a queda foi de 8% no primeiro bimestre do ano. No mês passado, por exemplo, os emplacamentos do segmento caíram 14% na comparação mensal e, ainda, 8,4% na anual, para 112,3 mil unidades. A instituição afirma que uma das razões para esse número é o baixo índice de confiança do consumidor, que adia a compra de veículos.

1-semestre-na%cc%83o-empolga-setor-automotivo-header

No entanto, a Fenabrave destacou um movimento positivo em fevereiro: a melhora da média diária de vendas na comparação com janeiro. Segundo a organização, o segundo mês do ano teve quatro dias úteis a mais de vendas, o que impulsionou o resultado, totalizando 7,3 mil emplacamentos por dia, um aumento de 12,7%.